sexta-feira, 9 de março de 2012

STICA E CNTA COMPARECEM AO CADE E RELATAM SITUAÇÃO DE BOM RETIRO!

Realizada reunião em Brasília, na sede do CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica, onde a Direção do STICA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Estrela e Região, através de seu Presidente Pedro Mallmann e do Diretor Guiomar Martins, a CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, através do Coordenador político da sala de apoio aos sindicatos da alimentação da região sul, Darci Pires da Rocha, o Prefeito de Bom Retiro do Sul, Celso Pazuch, o Vereador Silvio Portz, representando a Câmara Municipal daquela Cidade, o Deputado Federal José Stédile e a Direção do CADE, composta pelo Presidente interino Olavo Chinaglia, o conselheiro Ricardo Ruiz, o procurador geral do CADE Gilvandro Araújo e o assessor de comunicação Nelson Torreão.
Em pauta a troca de ativos entre a BRF - Brasil Foods e a empresa Marfrig, que envolve a fábrica de Bom Retiro do Sul, ameaçada de fechamento pela retirada das máquinas, por parte da BRF e a desativação total, tão loga a Marfrig assuma, o que acarretaria a demissão de mais de 360 funcionários e graves consequências econômicas e sociais para o município.
Durante a reunião, a Direção do STICA e a CNTA colocaram a Direção do CADE presente a par de todos os trâmites que envolvem o processo, expôs os graves problemas que ocorrerão por conta da desativação daquela unidade produtiva e pediram a intervenção do Conselho.
Segundo Pedro Mallmann, independente de qualquer decisão, os trabalhadores estarão permanentemente mobilizados para garantir que nenhuma máquina seja retirada.
-O Sindicato não medirá esforços para garantir o emprego dos trabalhadores de Bom Retiro do Sul. Realizamos uma assembléia, temos o respaldo da categoria, contamos com o apoio da CNTA e temos certeza que com o apoio dos Sindicatos de Trabalhadores da Alimentação do Rio Grande do Sul e do Brasil, e não aceitaremos de braços cruzados que a BRF e a Marfrig queiram lucrar as custas do direito dos trabalhadores-declarou Pedro.
Darci Pires da Rocha, coordenador da sala da CNTA no Rio Grande do Sul, afirmou que assim como as entidades de trabalhadores levaram essas denúncias ao CADE, também o farão em todas as instâncias possíveis, políticas e judiciais para garantir o emprego dos trabalhadores da alimentação, não só de Bom Retiro, mas em qualquer local onde fatos como esses venham a ocorrer.
-Em nossa opinião, o que está ocorrendo em Bom Retiro do Sul não está correto. Primeiro, a própria direção do órgão afirmou que determinou que a BRF se defisesse de fábricas, mas quem determinou quais as fábricas foi a própria BRF. E outra, entendemos que se a BRF se desfez de unidades produtivas por ordem do CADE, é para que o comprador estabeleça concorrência para que não fique caracterizado monopólio com a fusão entre a Sadia e Perdigão. Mas se era apenas para fechar fábricas por quê o CADE mandaria ela se desfazer de algumas fábricas e marcas? E por quê trocar ativos com outra empresa? Com certeza esse nunca foi o objetivo!-afirmou Darci
Por: Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário