quinta-feira, 29 de março de 2012

CAMPANHA SALARIAL 2012 - LANÇAMENTO EM PELOTAS E REGIÃO COM MOBILIZAÇÃO!

            Lançada hoje(28), em Pelotas e Região, a campanha salarial do setor da alimentação. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas e Região (STICAP) mobilizou trabalhadores da Josapar, Arrozeira Pelotas e Ceriale. Eles receberam material da campanha salarial 2012. As principais reivindicações são: reajuste de 14,75%; piso de R$1 mil para serviços gerais; piso profissional de R$1,2 mil; auxílio escolar de um piso da categoria; indenização de cinco dias por ano; redução da jornada de 44h para 40h semanais; transporte gratuito. Além disso, também há espaço para novas sugestões. À frente das empresas, durante a manha e tarde, houve a distribuição de material e  consulta através de “pauta participativa”.  O material informa sobre as reivindicações da campanha salarial, e oferece cédula para conhecer as necessidades dos trabalhadores no setor. O trabalhador pode indicar, numerando ao lado dos itens, a ordem das prioridades. O material preenchido é entregue ao dirigente sindical, ou na sede à rua Alm. Barroso 3.124. Informações: 3225.3564.

            SETOR está num bom momento econômico, com expansão das indústrias. Afirmação de Lair de Mattos, que preside o STICAP, e considera que o trabalhador também deve ser beneficiado pela conjuntura favorável. Ele acrescenta que “as empresas estão mais fortes, o que é consequência do empenho dos trabalhadores. Porém, a realidade salarial não corresponde à fase de crescimento do setor”. E Lair menciona que, entre as medidas favoráveis ao setor do arroz, estão os incentivos governamentais. A exemplo, a aquisição de arroz para assegurar o preço no mercado. Conforme levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), ano passado o setor da alimentação cresceu 4,2% no Estado.
Lair de Mattos
            MOBILIZAÇÃO terá sequência nesta semana, com agenda de divulgação da campanha. De acordo com Lair de Mattos, haverá visita aos trabalhadores de outras empresas do setor do arroz.
Por: Paulo Otávio Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário