quarta-feira, 14 de março de 2012

CNTA ESTRANHA "RELAÇÃO HARMONIOSA" ENTRE OS CONCORRENTES BRF E MARFRIG EM AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE DEMISSÕES NO SETOR DE ALIMENTOS!!


Realizada nesta quarta-feira, dia 14 de março, na sala Alberto Pasqualini, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, audiência pública promovida pela Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, para tratar das demissões que vem ocorrendo no setor de alimentos.
 Foto: Galileu Oldenburg
Sob a coordenação dos Deputados Estaduais Valdecir Oliveira e Luiz Fernando Schmidt, estiveram presentes diversas entidades sindicais de trabalhadores da alimentação do Rio Grande do Sul, dentre elas a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, CNTA, que esteve representada pelo Coordenador político da sala de apoio aos sindicatos da alimentação da região sul, Darci Pires da Rocha.
Também estiveram presentes diversas autoridades políticas, entre elas o Prefeito de Bom Retiro do Sul, Celso Pazuch, município cujo risco de fechamento da unidade industrial, envolvida na troca de ativos entre a BRF e o Marfrig, com a consequente demissão de um grande número de trabalhadores, foram um dos motivos que levaram a realização da audiência pública.
Durante a sua intervenção, o Prefeito Celso Pazuch relatou as graves consequências sociais para Bom Retiro, caso a fábrica seja desativada e ressaltou a importância da luta dos trabalhadores, através do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Estrela e da CNTA para impedir a retirada de máquinas e a desativação da fábrica.
foto: Galileu Oldenburg
Darci Rocha falou sobre as demissões que vem ocorrendo nas indústrias da alimentação, sobre a situação de Bom Retiro do Sul e fez questão de ressaltar que a troca de ativos entre a BRF e a empresa Marfrig tem sido a principal preocupação pela atitude das duas empresas e pela forma pouco clara que vem sendo tratada.
-É estranho essa relação harmoniosa entre concorrentes como está ocorrendo entre a BRF e Marfrig nesta troca de ativos. Se a determinação do CADE foi para que a BRF se desfizesse de fábricas e marcas para que houvesse concorrência para não caracterizar monopólio no setor, é para que o comprador passe a produzir estabelecendo assim a concorrência, oferecendo ao consumidor outra opção de compra de produtos. Mas se quem vende a fábrica retira as máquinas e quem compra não tem interesse em produzir, a concorrência continua a não existir. Afirmou Darci!
Em nome da CNTA, Darci Rocha apresentou duas propostas a Comissão de Economia e Desenvolvimento sustentável com relação ao problema:
-Que seja enviado um ofício ao CADE pedindo a intervenção do órgão para que a empresa Marfrig seja impedida de adquirir os ativos da BRF, pois está claro que isso não atenderá a resolução do próprio Conselho; E que a BRF se abstenha de retirar quaisquer bens, incluindo o maquinário, mantendo o nível de emprego e produção dos ativos a serem vendidos, para que o comprador que adquirir esses bens possa produzir, estabelecendo concorrência a Brasil Foods.
Ao final da audiência os Deputados propuseram a criação de uma subcomissão para acompanhar o caso das demissões no setor. O Deputado Valdecir pediu ainda aos presentes que sejam encaminhados dados ao seu gabinete ou a comissão, no prazo de uma semana, para que seja solicitado ao CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica, esclarecimentos sobre o caso.
Por: Luiz Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário