segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

STIA BAGÉ TEM SUA ASSEMBLEIA COM OS TRABALHADORES DA MARFRIG REALIZADA!

Na tarde deste dia 29 de novembro a subsede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região, localizada em Hulha Negra, sediou a primeira assembleia da campanha salarial 2015 para os trabalhadores do Marfrig. O público-alvo foram os empregados do frigorífico Pampeano Alimentos. Desde 2013 o Sindicato atua com a proposta de descentralizar os encontros, proporcionando aos trabalhadores a discussão dentro de suas principais área de atuação profissional. Na oportunidade também houve sorteio de brindes aos associados. 
      A diretoria do Sindicato apresentou os principais pontos da discussão referente ao acordo coletivo de trabalho. Os participantes aproveitaram a oportunidade para esclarecimentos sobre a pauta reivindicatória, bem como discutir temas referentes a ações de interesse da categoria dentro da fábrica. Dois pontos, entretanto, ainda dependem de definição. As propostas sobre o valor do Piso Normativo da categoria e quanto ao índice de reposição salarial aguardam a definição do Piso Mínimo Regional, que deverá ser votado nos próximos dias pela Assembléia Legislativa. "Vamos aguardar a votação do projeto pois uma das nossas cláusulas é que o piso normativo não seja nunca inferior ao Piso Mínimo Regional", frisa o presidente do Sindicato, Luiz Carlos Cabral. 
Novidades
     
Durante a assembleia, Cabral e o vice-presidente Cláudio Gomes Gonçalves apresentaram aos trabalhadores a planta da construção da nova subsede, cuja construção iniciará em breve. Atualmente, o local funciona em um espaço cedido. O Sindicato comprou um terreno e agora providencia os trâmites junto à Prefeitura de Hulha Negra para iniciar a obra. O prédio deve contar com espaços para atendimento médico e odontológico, além de um salão e espaço para lazer dos trabalhadores.
      Também foi destacado o início do atendimento odontológico na atual subsede. O dentista Ricardo Costa irá atender às quintas-feiras, sendo que as consultas devem ser agendadas diretamente na subsede às segundas, terças e quartas-feiras. 
Conquistas
     
Entre os pontos que fazem parte da pauta de reivindicações para o acordo coletivo de 2015 está a redução da jornada semanal de trabalho para os empregados do Pampeano Alimentos. A proposta do sindicato é passar de 44 horas semanais para 40 horas semanais. Cabral enfatizou que com a globalização industrial, o poder dos grandes frigoríficos recai em poucas mãos, o que acaba exigindo muito do trabalhador e resultando em dificuldades nas negociações. "Somente a união de todos e o apoio à luta do Sindicato poderá resultar em melhores condições na qualidade de vida destes trabalhadores", reitera o presidente. 

      Cabral destacou também as conquistas para trabalhadores do Pampeano nos últimos anos. Entre elas o fim do desconto de transporte, o auxílio-maternal, o tempo para a gestante poder amamentar o filho, o direito a dois dias de atestado no caso de acompanhamento de dependente que estiver sob internação hospitalar e a estabilidade no emprego ao trabalhador que estiver a 24 meses de completar o tempo de aposentadoria, mediante encaminhamento de correspondência à direção da empresa. "Isso não foi concedido porque a empresa quis. Foram conquistas ao longo de muita negociação do sindicato nos dissídios. Tivemos muitas dificuldades para obtermos esses direitos que hoje são cláusulas do nosso acordo", ressalta o presidente. 

Por: Emanuel Müller
Jornalista 
MTE 9810
Assessor de Comunicação Social
(53) - 9972-5797

Nenhum comentário:

Postar um comentário