sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

DESIGNADO RELATOR DO PROJETO QUE REGRA A ESTABILIDADE DOS CONSELHOS FISCAIS SINDICAIS!

Laercio Oliveira relata projeto que proíbe a dispensa do empregado que concorre a vaga de membro do Conselho Fiscal de sindicato ou associação profissional  

Nesta 4ª feira (03/12), o dep. Laércio Oliveira (SD/SE) foi designado relator do Projeto de Lei (PL) 6706/09, que proíbe a dispensa do empregado sindicalizado ou associado, a partir do momento de registro de sua candidatura a cargo de direção ou membro do Conselho Fiscal de sindicato ou associação profissional, até um ano após o final do seu mandato, caso seja eleito, inclusive como suplente, salvo se cometer falta grave devidamente apurada nos termos da CLT.

O autor da proposição, sen. Paulo Paim (PT/RS), afirmou ter recebido inúmeras manifestações de organizações sindicais de todo o país, com denúncias de demissão dos representantes do Conselho Fiscal dos sindicatos. Segundo ele, esse comportamento dos empregadores viola o direito de organização dos trabalhadores e os princípios democráticos inscritos no texto constitucional.  

A Consolidação das Leis do Trabalho (art. 543, §3º) não cita a vedação da dispensa dos trabalhadores membros do Conselho Fiscal dos sindicatos e das associações profissionais.   

Tramitação
           
A proposição já foi aprovada no Senado e aguarda apresentação de parecer, pelo relator, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), da Câmara dos Deputados. Posteriormente ela seguirá para análise das Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). 

A proposta tramita em caráter conclusivo, ou seja, dispensa a deliberação do projeto pelo Plenário da Câmara, salvo apresentação de recurso por 1/10 dos deputados (52).

Caso seja aprovada, sem alteração no mérito, pelas Comissões a matéria seguirá para sanção presidencial. Se receber alterações no mérito retornará para análise das alterações no Senado. Caso seja rejeitada será arquivada.

Perfil do relator
Dep. Laércio Oliveira (SD/SE), administrador de empresas, atualmente é membro titular da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), e suplente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC).

O parlamentar, reeleito, provavelmente continuará membro da CTASP. Oliveira também é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
  
Anexos
Íntegras do projeto e desse texto.

Além disso
Estão tramitando em conjunto com o PL 6706/09 as seguintes matérias: 

PL 4430/08, do ex-dep. Tarcisio Zimermmann (PT/RS), dispõe sobre o diálogo social, a negociação coletiva e as convenções e acordos coletivos de trabalho.
 PL 5193/09, da dep. Manuela D'ávila (PCdoB/RS), dispõe sobre as condições para o exercício do direito do voto nas eleições sindicais, ampliando para 16 anos a idade mínima para o exercício do direito do voto. 
 PL 5401/09, do ex-dep. Marcelo Ortiz (PV/SP), garante o emprego dos membros do conselho fiscal dos sindicatos.
 PL 5684/09, da dep. Manuela D'ávila (PCdoB/RS), garante o emprego dos membros do conselho fiscal dos sindicatos. 
 PL 5996/09, do dep. Daniel Almeida (PCdoB/BA), dispõe sobre a composição da administração das entidades sindicais. 
 PL 1989/11, do dep. Ivan Valente (PSOL/SP), define o número de membros nas administrações dos sindicatos. 
 PL 5622/09, do dep. Carlos Bezerra (PMDB/MT), estabelece critérios de representatividade para fins de destinação da contribuição sindical.
 PL 6952/2010, do dep. Cleber Verde - PRB/MA, compete ao Ministério do Trabalho e Emprego proceder aos registros das entidades sindicais e zelar pela observância do princípio da Unicidade Sindical.
 PL 7247/10, do ex- dep. Augusto Carvalho (SD/DF), torna facultada a contribuição sindical. 
 PL 4797/12, do dep. Wellington Fagundes (PR/MT), torna a contribuição sindical obrigatória apenas para os associados ao sindicato.
 PL 1689/11, do Walter Tosta (PMN/MG), dispõe sobre recolhimento da contribuição sindical por empresas.
 PL 3166/12, do dep. Pastor Marco Feliciano (PSC/SP), dispõe sobre o prazo do mandato sindical. 
 PL 6708/09, do sen. Paulo Paim (PT/RS), dispõe sobre a Contribuição Assistencial.
 PL 5499/13, do dep. Ademir Camilo (PSD/MG), fixa percentual de contribuição social destinada ao custeio da educação, saúde, assistência jurídica, esporte, lazer, negociação coletiva e demais despesas com funcionários do sindicato.
 PL 8060/14, do dep. Ademir Camilo (PSD/MG), dispõe sobre o desconto da contribuição assistencial.

 PL 804/11, do dep. Nelson Pellegrino (PT/BA), dispor sobre a estabilidade do empregado terceirizado eleito para direção sindical.
Por. Ariana Carvalho - Assessora parlamentar da CNTA Afins

Nenhum comentário:

Postar um comentário