quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

SEM TRÉGUAS NA LUTA EM DEFESA DOS TRABALHADORES!

Coordenador da sala de apoio e STIA Passo Fundo acompanham força tarefa na inspeção as instalações da JBS!

Está sendo concluído hoje o trabalho de vistoria das instalações da empresa JBS Frangosul em Passo Fundo, pela força tarefa constituída pelo MTE- Ministério do Trabalho e Emprego e MPT - Ministério Público do Trabalho, para verificação das condições adequadas de instalações e maquinários, em cumprimento a NR 36, norma regulamentadora das condições adequadas de produção, visando garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras no ambiente de trabalho.
A CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, como parceira dessa iniciativa desde o começo, através da sua sala de apoio aos sindicatos de trabalhadores das industrias da alimentação da região sul, esteve representada pelo coordenador político no estado, Darci Pires da Rocha, juntamente com o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação da Cidade, Miguel Luis dos Santos.

Falando ao Boletim Informativo On Line da sala de apoio da CNTA, Miguel fez questão de ressaltar a importância do trabalho realizado pelo MTE e MPT nestas fiscalizações realizadas pela força tarefa, porque de um local de trabalho seguro e saudável, depende até mesmo a vida de homens e mulheres, pois o setor da alimentação, em especial no caso dos frigoríficos, tem um histórico de adoecimento e acidentes, muitos fatais, que poderiam ser evitados caso as providencias que agora a força tarefa tem cobrado das empresas, tivessem sido tomadas a mais tempo.
-Muitas vezes os trabalhadores se queixam e nós, do sindicato, encaminhamos essas queixas de maus tratos, de ritmo acelerado das nórias ou de risco iminente de acidentes, dentre outras, para o Ministério do Trabalho e Ministério Público, porque o sindicato não tem poder de polícia e nem de justiça, mas diante da angústia e da dor dos trabalhadores e trabalhadoras que nos procuram, vontade é que não nos falta de interditar setores e máquinas até que os problemas sejam resolvidos para que nenhuma pessoa venha a adoecer, se machucar ou mesmo morrer. As famílias deles dependem da saúde daqueles que provém seus sustentos.
Ainda bem que esse trabalho da força tarefa está sendo realizado, juntamente com nossa Confederação, onde o companheiro Darci tem sido incansável na defesa dos trabalhadores de frigoríficos, estando presente em todas as fiscalizações que ocorreram ao londo do ano. Disse Miguel
Por: Luiz Araújo, com fotos de Darci Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário