terça-feira, 15 de novembro de 2011

O CAPITALISMO E O MUNDO DO TRABALHO!

A UITA - União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação, organização mundial com sede em Genebra, Suíça, e Secretaria para a América Latina, em Montevidéu, Uruguai, à qual a CNTA – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins - está filiada, realizou, nos últimos dias 8, 9 e 10 deste mês, a XIV Conferencia Regional Latino-Americana, na cidade de Mar Del Plata, na Argentina.
Na ocasião, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais o mundo do trabalho dos 15 países latino-americanos que participaram do evento com 110 lideres sindicais de 62 entidades sindicais de trabalhadores. Muitos informes de grande valia de outros países do Continente Europeu; Continente Americano, inclusive Estados Unidos; Continente Asiático, países como Japão, China, Índia; e Continente Africano foram importantes para conhecermos ainda mais a realidade de cada uma dessas regiões.
A apresentação que fizemos referente ao mundo do trabalho no Brasil foi considerada uma referência pela experiência acumulada ao longo de sucessivos períodos políticos, desde o regime militar, passando pelo governo neoliberal, comandado por um ex-líder sindical e, agora, o que está sob a responsabilidade, vejam só, de uma ex-guerrilheira.
De toda essa experiência, podemos concluir que, independentemente da característica de cada governo, o sistema capitalista continua prevalecendo, podendo ser menos ou mais selvagem, dependendo do equilíbrio de forças.
Em qualquer lugar do mundo, cujo governo esteja submetido a esse sistema, onde as pessoas são avaliadas pelos bens materiais que possuem, o grau de valorização da mão de obra dependerá do grau de organização da classe trabalhadora em suas entidades representativas.
Esse continua sendo o grande desafio nos países onde as relações capitalistas predominam: avançar o grau de consciência e de organização dos trabalhadores e de suas entidades, para consolidar e avançar nas suas conquistas econômicas, políticas e sociais.
(*) Artur Bueno de Camargo
(*) Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins

Nenhum comentário:

Postar um comentário