sexta-feira, 18 de novembro de 2011

COMISSÃO NACIONAL DE NEGOCIAÇÃO DO RAMO DA ALIMENTAÇÃO TERÁ REUNIÃO EM DEZEMBRO!

Em um seminário realizado na Cidade de São Paulo, pela CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins, no dia 17 de novembro, ficou definida a data da reunião da comissão nacional de negociação do ramo para 5 de dezembro de 2011, na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de São Paulo.
O Seminário que teve o objetivo de avaliar o andamento das negociações entre a CNTA e a CNI, contou, na parte da manhã, com a presença de Alexandre Furlan, responsável pela área de relações de trabalho da entidade patronal. Furlan falou as lideranças sindicais presentes sobre o papel da CNI perante as indústrias brasileiras, apresentou dados relativos ao setor industrial alimentício brasileiro e afirmou a disposição da CNI em buscar pontos em comum com os trabalhadores para solucionar problemas na área de saúde e segurança do trabalho, principalmente nas indústrias frigoríficas.
-Já foi determinado incluir no orçamento uma verba específica para que o SESI possa atuar na orientação das indústrias para resolver os problemas e propor ações que venham a melhorar os ambientes de trabalho para que os trabalhadores possam produzir sem comprometer sua saúde - informou Furlan.
Ainda na primeira parte do seminário, os sindicalistas tiveram a oportunidade de questionarem o representante patronal sobre vários temas, como prática antissindical, interferência das estruturas sindicais patronais estaduais e nacional que, muitas vezes, orientam as empresas a não fecharem acordos com os sindicatos de trabalhadores que contenham cláusulas com alguns benefícios como cesta básica, por exemplo.
Darci Pires da Rocha, pelo trabalhadores do Rio Grande do Sul, cobrou a necessidade de atitudes concretas no caminho do diálogo.
-Não adianta falarmos em boas intenções, em diálogo e concretamente não agirmos, pois caso contrário tudo não vai passar de falácia. Enquanto existirem perseguições a dirigentes sindicais, enquanto a sustentação financeira das entidades estiver ameaçada, não se pode falar em diálogo e em democracia-disse Darci!
O Presidente da CNTA, Artur Bueno de Camargo aproveitou a oportunidade para cobrar da CNI a urgência de um acordo nacional entre as duas entidades, que estabeleçam normas gerais que venham a orientar as negociações em todo Brasil na indústria da alimentação, além dos pontos específicos como um piso nacional para o setor de frigoríficos, redução da jornada de trabalho e propôs um trabalho em conjunto na defesa da estrutura sindical vigente, já que a quebra da unicidade sindical e a falta de um regramento legal,  que garanta a sustentação das entidades sindicais, tanto patronal como de trabalhadores, tem motivado a intervenção da justiça do trabalho nas relações e nos acordos firmados entre patrões e empregados legitimamente representados por suas entidades sindicais.
-Precisamos, realmente, avançar nessas negociações. Os pontos em comum, como a luta pela estrutura sindical vigente, a CNI e a CNTA podem buscar no Congresso Nacional, uma forma de regulamentar de uma vez essas questões, até para que possamos trabalhar sem a intervenção do Ministério Público do trabalho.
Mas os pontos divergentes, vamos apostar na negociação e, da mesma forma que temos respeito pela posição das empresas, ainda que muitas vezes não concordemos com elas, é preciso que as empresas respeitem as ações dos sindicatos de trabalhadores e apostem na negociação e não em práticas antissindicais para tentarem intimidar as lideranças dos trabalhadores, porque isso só acirra o confronto- afirmou Artur!
Após o intervalo do almoço, os trabalhos reiniciaram as 13:30 hs onde se debateu uma ação conjunta do ramo para a campanha salarial 2012. Após os debates ficou definido que caberá a comissão nacional de negociação do ramo definir uma pauta conjunta nacional, propor um cronograma de trabalho visando a unificação das data-bases do ramo e demais assuntos pertinentes a estratégia de campanha para 2012.
O representante político da sala de apoio da CNTA para a região sul, Darci Pires da Rocha, falando em nome das entidades sindicais de trabalhadores da alimentação do Rio Grande do Sul que estiveram presentes ao seminário, como o STIA Alegrete, Bagé, Pelotas, Estrela e São Gabriel, ressaltou o papel da CNTA em coordenar um processo nacional de campanha salarial.
-O papel de negociar será sempre das entidades de base! Mas é importante o papel da CNTA em buscar unificar a luta do ramo da alimentação para que as ações, de norte a sul do Brasil sejam as mesmas - reforçou Darci!
No encerramento Artur Bueno de Camargo fez questão de afirmar a todos os presentes que acredita na luta da classe trabalhadora.
-Sabemos que o caminho é longo e que a tarefa não é fácil, mas eu acredito firmemente, que se todos nós fizermos a nossa parte, unidos, poderemos conseguir grandes conquistas para a classe trabalhadora. O capitalismo é selvagem, em qualquer país do mundo, com qualquer governo, seja ele de esquerda ou de direita, o que muda é capacidade de organização da classe trabalhadora-disse Artur!
Durante o seminário foi apresentado ainda um material audiovisual como sugestão para a campanha salarial 2012, produzido pela sala de apoio da CNTA para a região sul, em parceria com o SINTRIASA, Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias da Alimentação de Santo Ângelo através da parceria do Presidente da entidade Luis Mousquer.
Por: Luiz Araújo
Fotos: Marcos Antonio Rosse

Nenhum comentário:

Postar um comentário