sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ATO NO RIO GRANDE DO SUL MARCA A LUTA EM DEFESA DA CLT E DA ESTRUTURA SINDICAL!

Realizado no auditório da Superintendência Regional do Trabalho, em Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira, dia 11 de novembro, um grande ato promovido pelo Fórum Sindical de Trabalhadores - FST, reuniu militantes de vários ramos de trabalhadores, federações, confederações e Centrais Sindicais.
O evento que contou com a coordenação de Guiomar Vidor, Presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio do Rio Grande do Sul - FECOSUL, contou também com a presença de várias autoridades, entre elas o Deputado Estadual do PC do B, Carrion Júnior, representando a Assembléia Legislativa do Estado, do Deputado Federal Assis Melo, também do PC do B e do Senador Paulo Paim do PT.
Guiomar Vidor destacou o documento produzido pelas entidades componentes do FST no Rio Grande do Sul, com vários pontos de pauta que foi submetido a plenária e aprovado por unanimidade.
Já o Deputado Carrion destacou a importância do ato e a necessidade dos trabalhadores levarem suas manifestações e reivindicações as ruas para ajudarem o Governo a promover as mudanças de interesse da classe trabalhadora. O deputado Assis Melo falou da sua preocupação com o que vem acontecendo no Congresso Nacional onde, segundo ele, a classe patronal está bem melhor organizada e trabalhando para flexibilizar a legislação e acabar com o movimento sindical.
Essa mesma preocupação foi manifesta na fala do Senador Paulo Paim que afirmou a todos os presentes que se não houver uma mobilização permanente e uma pressão popular muito forte em todas as esferas dos poderes constituídos, os empresários vão conseguir seus intentos de acabar com a CLT e com a organização sindical dos trabalhadores.
-A situação é preocupante! o que temos visto no Congresso Nacional é uma influência enorme dos empresários nas diversas comissões da Câmara e do Senado e que tem se refletido nas votações. Um exemplo disso foi o imposto sobre os carros importados, que favoreceu amplamente os empresários nacionais, sem que eles tivessem que oferecer nenhuma contra partida para os trabalhadores. Da mesma forma, isenções de impostos e de encargos previdenciários tem sido concedidos, sem que a classe empresarial tenha que se comprometer, sequer, com a garantia de um único emprego em troca.
Quero Parabenizar as entidades por esse ato e espero que essa luta possa ser levada a cada cidade, a cada domicílio eleitoral de cada parlamentar, talvez isso surta mais efeito do que as manifestações feitas em Brasília.
Quero afirmar meu compromisso com os trabalhadores e dizer que concordo com todos os pontos desse documento e que ele será lido na tribuna do Senado na íntegra - declarou Paim!
Representando a CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins, Darci Pires da Rocha, coordenador político da sala de apoio da CNTA para a região sul, em nome do Presidente Artur Bueno de Camargo fez questão de destacar a presença das entidades sindicais dos trabalhadores da alimentação do Rio Grande do Sul, filiadas a Confederação, além do compromisso da CNTA com a defesa da CLT, da Unicidade Sindical, contra o fim do imposto sindical e do desmonte Ministério do Trabalho.
-Peço permissão para nominar nossas entidades, pois estão presentes nesse ato os sindicatos de trabalhadores da alimentação de Alegrete, Bagé, Camaquã, Estrela, Alimentação de Porto Alegre, Panificação de Porto Alegre, Pelotas, São Gabriel, Passo Fundo e Caxias do Sul, porque junto com a nossa Confederação, tanto aqui no estado, como em todo o Brasil, essas entidades tem compromisso e estarão em todas as lutas que ameaçam os direitos dos trabalhadores e atentam contra a organização sindical- afirmou Darci!
Leia a íntegra do documento divulgado pelo FST.
Por: Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário