quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

VITÓRIA DOS TRABALHADORES! TERMO DE COOPERAÇÃO ENTRE BRF E COOPAR GARANTE EMPREGOS EM SÃO LOURENÇO DO SUL!

Assinado neste dia 25 de fevereiro, no galpão crioulo do camping municipal de São Lourenço do Sul, um termo de cooperação entre a BRF - Brasil Foods e a Coopar - Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul Ltda.
O termo em que a BRF cede as instalações e maquinários de sua unidade industrial de laticínios daquela cidade foi assinado durante o evento de Interiorização do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, na presença do Prefeito Municipal de São Lourenço, diversos Deputados estaduais, secretários de estado e do Governador Tarso Genro.
A CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, através do coordenador político da sala de apoio para a região sul, Darci Pires da Rocha e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Camaquã, Tapes e São Lourenço, através de seu Diretor de finanças Claudemir da Cunha Foster, estiveram presentes ao ato a convite das autoridades municipais da Cidade.
Na oportunidade, o Prefeito José Sidney Nunes de Almeida fez questão de ressaltar a importância da luta da CNTA e do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Camaquã na assinatura do termo de cooperação.
-Precisamos destacar a importância da Confederação e do Sindicato da alimentação, pois foi graças as manifestações dos trabalhadores que foi possível chegarmos a esse entendimento! Afirmou o Prefeito José Nunes.
Protesto na BRF S. Lourenço
paralisação da BR 116

reunião com a Casa Civil do Governo RS
Durante a assinatura do termo pelo Vice-Presidente da BRF, Wilson Mello e pelo Presidente da COOPAR, Udo Tessmer, Darci Rocha relembrou que a luta dos trabalhadores de São Lourenço em parceria com a CNTA iniciou em setembro de 2011, quando a BRF anunciou o fechamento da unidade de São Lourenço do Sul e a demissão de mais de 50 trabalhadores, que foi denunciada através da imprensa e do site da CNTA Sul, passando por um protesto que paralisou a BR 116 e por uma reunião com o representante da Casa Civíl do Governo do Estado.
-Esse termo de cooperação só demonstra a importância da presença de uma entidade como a nossa Confederação aqui no Rio Grande do Sul, deixando claro o acerto do Presidente Artur Bueno de Camargo e sua diretoria em investir para estar ao lado dos trabalhadores da alimentação de todo o país, e especial aqui do estado para provar que é possível sim, fazer o enfrentamento a esse processo de concentração de produção, fechamento de fábricas e demissão de trabalhadores, resultado das grandes fusões que vem ocorrendo entre as empresas, especialmente no nosso ramo. Mas é preciso trabalhar, denunciar e mobilizar, como foi feito aqui em São Lourenço onde a CNTA, unida com o Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação local, com diversos sindicatos de trabalhadores da alimentação de todo o estado que nos ajudaram no protesto que interrompeu a BR 116 por algumas horas, com o SINTRAF, com a comunidade de São Lourenço, autoridades municipais e estaduais, pois o resultado é esse que estamos vendo, a garantia do funcionamento da fábrica, da manutenção dos empregos e da continuidade de arrecadação para o município. Parabéns aos trabalhadores e a comunidade de São Lourenço do Sul por essa grande vitória! declarou Darci!
Por Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário