terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

TRABALHADORES DA BRF REUNIDOS EM ASSEMBLÉIA DECIDEM QUE NÃO PERMITIRÃO A RETIRADA DE MÁQUINAS DA FÁBRICA DE BOM RETIRO DO SUL!

Em assembléia realizada em Bom Retiro do Sul, na tarde desta terça-feira, dia 14 de fevereiro, convocada pelo STICA – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Estrela e Região e pela CNTA – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, mais de 80% dos trabalhadores da empresa BRF – Brasil Foods daquela Cidade debateram o problema da troca de ativos da referida empresa com o grupo Marfrig, onde segundo informações, existe a possibilidade da retirada de máquinas por parte da BRF e a desativação total daquela unidade industrial pela Marfrig, tão logo assuma a planta, o que acarretaria a demissão de mais de 360 funcionários, além de um problema social para aquele município.
O PROBLEMA
Segundo os noticiários, a troca de ativos (fábricas) entre as empresas BRF e Marfrig foi estimulada pelo Governo, através do BNDES como forma de fazer com que a BRF cumprisse determinação do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que para autorizar a fusão entre as empresas Sadia e Perdigão, obrigou a Brasil Foods a se desfazer de várias plantas industriais e de algumas marcas no Brasil, dentre elas, a fábrica de Bom Retiro do Sul, recebendo em troca da Marfrig fábricas na Argentina, afim de que não fosse caracterizado monopólio no setor, ao mesmo tempo em que fortaleceu a empresa Marfrig da qual o próprio BNDES é acionista, frente à concorrência de outros grupos.
Segundo denúncia dos trabalhadores locais, tão logo foi anunciada a troca, a empresa BRF teria enviado técnicos para o local a fim de desmontar as máquinas para fabricação de paté, que seriam retiradas antes da entrega da planta para a Marfrig, cuja Direção teria declarado não ter interesse na manutenção daquela unidade produtiva.
PROVIDÊNCIAS
Diante da denúncia dos trabalhadores com o risco da demissão de mais de 360 funcionários e do fechamento da fábrica responsável por mais de 49% da arrecadação de ICMS do município, o Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Estrela e Região e a CNTA, através de sua sala de apoio a Região Sul, reuniram-se com as autoridades municipais de Bom Retiro do Sul, e em conjunto, decidiram procurar o MPT – Ministério Público do Trabalho, cuja reunião será realizada amanhã, às 14:00 hs, na Cidade de Santa Cruz do Sul, para pedirem uma investigação nos termos do acordo entre as duas empresas e a interferência do órgão afim de que nenhuma unidade industrial envolvida na troca seja desativada ou tenha suas máquinas retiradas até que a situação esteja esclarecida.
Além disso, as duas entidades estão solicitando junto a lideranças políticas da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul a realização de uma audiência pública para debater o problema.
DELIBERAÇÃO
Segundo o coordenador político da Sala de apoio da CNTA para a região sul, Darci Pires da Rocha, todas essas informações foram repassadas aos trabalhadores de Bom Retiro do Sul durante a assembléia convocada pelo sindicato.
-Gostaríamos que as informações que nos chegam não fossem verdadeiras, mas era nossa obrigação informar aos trabalhadores e a comunidade sobre o risco do fechamento desta unidade, caso esses indícios venham a se confirmar. Com isso, os trabalhadores decidiram permanecer mobilizados e vigilantes para impedir o desmonte e o sucateamento da fábrica, até que toda essa situação seja definitivamente esclarecida quanto a sua legalidade. Disse Darci!
Por: Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário