terça-feira, 18 de outubro de 2011

CNTA APRESENTA PROPOSTA DE ACORDO NACIONAL AOS REPRESENTANTES DA CNI!

Realizada nesta segunda-feira, dia dezessete de outubro, na sede da CNI - Confederação Nacional da Indústria, a 1ª reunião de trabalho visando a celebração de um acordo nacional para o setor da indústria da alimentação, entre a CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins,  representantes da  Comissão Nacional de Negociação dos trabalhadores da alimentação e os representantes daquela instituição.
Na oportunidade o presidente da CNTA, Artur Bueno de Camargo, em nome da Comissão Nacional de Negociação, falou da importância desta negociação visando um acordo nacional que venha a melhorar as condições de segurança e saúde nos ambientes de trabalho, prioritariamente no setor de frigoríficos, além de regras que venham a diminuir a disparidade de direitos que existem no Brasil, muitas vezes entre trabalhadores de uma mesma empresa, conforme decisão aprovada recentemente no V Congresso da categoria.
Desta forma Artur apresentou formalmente aos empresários as reivindicações dos trabalhadores, onde destaca-se o pedido de um piso nacional de R$ 1.000,00 reais, a redução da jornada de trabalho e um intervalo a cada três horas para pequenas refeições, além de outros ítens da pauta.
Os representantes empresariais, após ouvirem os argumentos apresentados, manifestaram preocupação com os problemas e anunciaram que a pedido da CNI, o SESI - Serviço Social da Indústria estará atuando, imediatamente, junto as empresas, especialmente do setor frigorífico, para começar a melhorar as condições de segurança e saúde dos trabalhadores.
Segundo Alexandre Furlan, diretor da CNI e presidente do Conselho Temático de Relações do Trabalho da entidade, as reivindicações apresentadas pela CNTA e pela Comissão Nacional serão levadas a uma reunião com os empresários das indústrias da alimentação para que posteriormente seja convocada uma nova reunião com os representantes dos trabalhadores onde será comunicada a decisão ou para apresentação de uma contra-proposta.
Ao final da reunião, em entrevista ao nosso site, o presidente da CNTA falou sobre a rodada de negociação ocorrida:
-Considero que esta reunião foi bastante produtiva e o fato da CNI ter acionado o SESI para que tome medidas imediatas de melhorias das condições dos locais de trabalho nas indústrias demonstra isso. Evidentemente que as nossas expectativas é que possamos, realmente, chegarmos a um acordo nacional, que no nosso entendimento, é o caminho para efetivamente começarmos a resolver esses problemas.
Nossa disposição é de buscarmos através da negociação essas soluções, conforme estamos demonstrando, e esperamos dos empresários das indústrias da alimentação a mesma disposição em negociar com a brevidade que a gravidade do assunto exige, pois, caso contrário, nossa categoria está mobilizada em todo o país para levarmos as portas das fábricas e as ruas nossas reivindicações - declarou Artur!
Por: Luiz Araújo
Fotos: Clarice Gulyas

Nenhum comentário:

Postar um comentário