segunda-feira, 17 de outubro de 2011

BRF PODE SOFRER MULTA DE 10 MILHÕES POR CÂMERA EM VESTIÁRIO!


Câmeras de segurança nos vestiários da unidade da Brasil Foods (BRF) da cidade de Capinzal, no Meio-Oeste de Santa Catarina, podem custar à empresa multa de R$ 10 milhões por crime de dano moral coletivo. O Ministério Público do Trabalho (MPT) de Joaçaba (SC), que cuida do caso, entrou com uma ação civil pública na tarde de ontem.
A presença dos equipamentos foi constatada em maio deste ano durante inspeção judiciária à fábrica, por causa de outra ação civil pública. Uma juíza e servidores públicos flagraram as câmeras que pode ter filmado seis mil funcionários.
A procuradora Thaís Fidélis Bruch disse que os funcionários eram flagrados em trajes íntimos enquanto trocavam as roupas pelos uniformes. Ela considera que isto fere a dignidade humana. A procuradora explica que os trabalhadores que se sentirem lesados pelas filmagens podem ingressar com ações individuais de danos morais contra a empresa.
- A instalação de câmeras nos vestiários extrapola os limites das prerrogativas do empregador e fere a intimidade dos trabalhadores - avalia.
A decisão sobre a multa pedida pelo MPT será tomada pela vara do Trabalho da Justiça de Joaçaba. Também será analisado o pedido de retirada imediata de todas as câmeras que ficam em locais considerados privativos, como banheiros, vestiários e áreas de descanso.
Se a medida for aceita e a BRF não obedecer será aplicada multa diária de R$ 200 mil. Até agora, nenhum funcionário foi ouvido durante o processo e não há prazo para a decisão judicial. O valor da multa pode ser alterado no julgamento.
A BRF respondeu ao MPT que instalou as câmeras para impedir furtos de objetos pessoais dos funcionários, que ficam guardados em armários. Acrescentou que todas as imagens são apagadas do arquivo em 72 horas. Nessa quinta, dia 13, a assessoria de imprensa informou que as câmeras foram instaladas a pedido dos funcionários, e que se manifestará em 30 dias.
Fonte: Mídia News

3 comentários:

  1. isto é uma vergonha

    todos os trabalhadores devem entrarem na justiça em busca de seus direitos e assim a empresa respeitará os trabalhadores que ganham salários miseráveis em longas jornadas de trabalho e nao sao respeitados como seres humanos que merecem terem suas familias amparadas e respeitadas por meio de seus parentes trabalhadores naquela grande empresa.

    ResponderExcluir
  2. porque uma vergonha se vc fosse trabalha e quando voltace seo armario tivece sido arombado elevado seus documentos vc ia procurar aonde nao puxo o saco de ninguem mas numa empresa que tem cinco mil funcionarios nao e bem assim ou vai dizer que vc conhece todo mundo

    ResponderExcluir
  3. nessa porra de empresa nao adianta camera porque se sumir alguma coisa eles sempre falam que nao da de abri as cameras entao porque ter cameraeu trabalhava lá mas dia de hoje eu nao volto mais pra la dicerto eles querem camaras pra invadir a privacidade dos outros e minha esposa trabalha lá e vou falar pra ela entrar na justiça

    ResponderExcluir