quarta-feira, 4 de julho de 2012

OS PRINCÍPIOS E A ÉTICA NA VIDA!


Artur Bueno de Camargo (*)


            O exercício de uma conduta digna e correta só é possível ser alcançado com plenitude se mantivermos, em todas as circunstâncias, os princípios básicos da honestidade, dos limites e da razoabilidade. Temos presenciado pessoas tomando atitudes incorretas e que não acreditávamos que abandonariam os princípios e a ética que sempre pregaram.
            Quando este desvio de conduta ocorre com aqueles que sempre foram referência para grande parte da sociedade, a decepção causa uma frustração enorme com relação à própria pessoa e um descrédito em suas teses. Na maioria das vezes, aqueles que praticam desvios de conduta têm o propósito de chegar ao poder, seja financeiro e/ou político. Para exemplificarmos, vamos relembrar dois fatos ocorridos recentemente em nosso País:
Um se deu em Limeira/SP. Quando a Câmara Municipal votava a cassação do prefeito Silvio Felix, os vereadores Carlinhos e Piuí, ambos do partido do então prefeito, PDT (Partido Democrático Trabalhista), votaram pela sua cassação. No último dia 30 de junho, na convenção municipal, o partido expulsou os referidos vereadores, como represália por não terem seguido a orientação do partido, que era pela não cassação do prefeito. Não temos intenção de defender ou de acusar ninguém, mas de fazer uma reflexão com os eleitores sobre o seguinte: quem faltou com os princípios éticos? O partido, que não ouviu os eleitores e orientou os vereadores a votarem contra a cassação do prefeito, ou os vereadores que acataram o clamor dos eleitores e votaram pela cassação?    
Outro fato ocorreu quando o ex-presidente Lula, em nome do PT (Partido dos Trabalhadores), acompanhado do pré-candidato a prefeito da cidade de São Paulo, pelo referido partido, foi até a residência de Paulo Maluf pedir apoio político. Com certeza, esta situação constrangeu muitos militantes do PT, mas sabemos que os ativistas do partido sempre criticaram o autoritarismo, e que há algum tempo o senhor Luiz Inácio Lula da Silva tem determinado os caminhos do partido.
            Colocamos outra questão para refletirmos: vale tudo para atingirmos nossos objetivos, inclusive quebrar os princípios e a ética do partido, por exemplo?
            Não podemos deixar de citar a deputada federal pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), Luiza Erundina, que retirou sua pré-candidatura a vice-prefeita na chapa de Fernando Haddad, do PT, por não concordar com a iniciativa do partido de procurar o senhor Paulo Maluf para fazer aliança. Ainda bem que ainda temos pessoas na política como Luiza Erundina, que mantém os seus princípios e sua ética em qualquer circunstância. Parabéns, deputada!


(*) Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA) e vice-presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário