sexta-feira, 20 de julho de 2012

CNTA PRESENTE EM JI-PARANÁ!


Sala de apoio
Os mais de 10 mil trabalhadores nas indústrias de alimentação, de Rondônia, agora contam com um importante apoio local. Após denúncias de práticas de extorsão do principal sindicato do Estado, que está sob intervenção judicial desde abril, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA) decidiu implementar uma Sala de Apoio da entidade, em Ji-Paraná, para acatar as demandas dos trabalhadores e, assim, defender de forma real os direitos e os interesses das bases. 
Artur Camargo, Darci e Vanderlei
"Nossa primeira iniciativa foi tentar  diálogo com o presidente do sindicato estadual para desmembrar a entidade e ampliar a assistência aos trabalhadores, mas o pedido foi recusado", conta Artur Bueno, presidente da CNTA.


Ricardo Vasconcellos
Os objetivos da CNTA são: organizar os trabalhadores em seus sindicatos, para que obtenham uma assistência adequada com relação aos seus direitos além de participarem, efetivamente, das negociações coletivas de trabalho e incentivar para que, no futuro, os sindicatos criem uma federação, para coordenar a negociação estadual.

Luiz Andrei e Artur
A estrutura conta com uma equipe treinada e totalmente capacitada para atender denúncias, realizar reuniões e orientar a organização da classe trabalhista. Luiz Andrei dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do município de São Miguel do Guaporé, que representou os trabalhadores ao lado de Adilson Victor da Cruz durante as denúncias registradas desde novembro, agora toma frente do atendimento direto aos trabalhadores com o advogado Jorge Luiz Remboski e o administrador Ricardo de Aguiar Vasconcellos.


"A partir do momento que soubemos que um sindicato não estava dando a assistência necessária para os trabalhadores, começamos a nos organizar para fazer algo pela categoria", diz Luiz Andrei, que antecipa a criação de sindicatos municipais e, futuramente, de uma federação entre os planos da Sala de Apoio.

Jorge Remboski
Para o advogado Jorge Luiz Remboski, a iniciativa irá fortalecer a união dos trabalhadores, principalmente, com a estruturação de novos sindicatos. E sobre os desafios a serem enfrentados pela entidade, Jorge destaca a falta de cultura sindical e associativa de grande parte dos trabalhadores, que até por falta de conhecimento não sabem da força que pode ter uma classe organizada. "Precisamos estar unidos para sermos fortes e conquistarmos o que é  no nosso de direito, e, para que o ente representativo da classe seja criada por pessoas idôneas, que realmente se empenham e anseiam por dias melhores à toda a categoria. A Sala de Apoio está à disposição para prestar todas as informações e esclarecimentos necessários à organização sindical", incentiva.

"O nosso papel é ficar mais próximo dos trabalhadores para podermos ajudá-los a constituírem sindicatos de forma responsável e com informações essenciais. Temos tudo para dar certo e com o tempo poderemos melhorar a vida de cada trabalhador", avalia Ricardo de Aguiar Vasconcellos, que pede a participação dos trabalhadores na estrutura que já está em funcionamento.

Adilson Cruz
Com experiência na região, Adilson Victor da Cruz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne, Leite e Cereais do Município de Rolim de Moura, aprova a iniciativa e envia um recado especial aos trabalhadores: “Não desanimem e busquem seus direitos. Lutem por melhores condições de vida e se organizem entre vocês mesmos, pois hoje represento os trabalhadores que no passado também tiveram os mesmos problemas e graças ao esforço de todos juntos conseguimos a independência e a democracia, e hoje todas as decisões são tomadas pelos próprios trabalhadores e não pela vontade de um só“, diz.
Por: Clarice Gulyas

Nenhum comentário:

Postar um comentário