terça-feira, 20 de dezembro de 2011

BREVE AVALIAÇÃO DE 2011 E PERSPECTIVAS PARA 2012!

Durante o ano de 2011 houve muita luta da classe trabalhadora, com manifestações, greves e centenas de audiências públicas nas Comissões da Câmara, Senado e nas Assembleias Legislativas dos estados.
Os manifestos sempre trataram questões de interesse dos trabalhadores, seja para garantir a autonomia e liberdade sindical, para combater a flexibilização da CLT, a precarização das condições de trabalho e do FGTS, seja para cuidar de outras questões relativas à classe laboral.
Mas, alguns fatos lamentáveis marcaram a trajetória de 2011, como a “queda” de Ministros (o mais recente, do Trabalho).Aqui em Limeira, tivemos o vexame da família Félix. E há indícios de que o “vendaval” destruiu apenas parte do telhado de vidro do prefeito, muito estando por surgir no cenário do escândalo político e familiar que se formou no município.
Esperamos que estes lamentáveis fatos sirvam para refletirmos, não só sobre as pessoas diretamente apontadas nos escândalos, mas também sobre aquelas que sempre se abrigaram sob a “cobertura de vidro”, que infalivelmente, mais dia, menos dia, seria estilhaçada.
Sinto-me muito à vontade para fazer estas afirmações, pois sempre apontei os equívocos dos governos, independentemente das pessoas que estivessem no exercício do poder. Inclusive, lembro-me que denunciei, ao Ministério Público, a falsa promessa feita pelo atual prefeito de Limeira, às vésperas da última eleição municipal, sobre a substituição da Companhia União por outra empresa, na cidade, o que não ocorreu!
As perspectivas para 2012 são as de sempre, e dependerão da nossa organização e participação na cobrança de Justiça Social e Cidadania para todos.
Feliz Natal e bom Ano Novo a todos.
ARTUR BUENO DE CAMARGO
(*) Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (CNTA) e vice-presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário