quinta-feira, 9 de maio de 2013

DEMISSÕES NA MARFRIG AUMENTAM!

SINDICATO DENUNCIA SILÊNCIO DA EMPRESA!

A fase difícil que é vivenciada pelo Marfrig - que segundo o vereador Beka, foi ventilada uma informação de que a unidade local pode fechar as portas - aumenta a cada dia que passa. Até o momento, 250 trabalhadores foram demitidos do frigorífico e este número irá aumentar. O Sindicato das Indústrias da Alimentação de São Gabriel deverá denunciar a empresa ao Ministério Público, assim como a Confederação Nacional, de acordo com novas informações do presidente local, Gaspar Neves (foto).

Gaspar ainda denunciou que quanto a este caso, o Marfrig mantém silêncio - apesar de ter se pronunciado em uma nota enviada à redação após sua primeira entrevista - e não "fala nada com nada" sobre a situação de São Gabriel. "Deveremos ter mais 100 demissões até o final da semana, ou mais. Só que a direção do frigorífico não informa nada sobre elas, e só falam na hora em que demitem os trabalhadores. Queremos explicações mais convincentes", protestou. Ele afirmou que desde 7 de março, não houve nenhuma tentativa de negociação com o Sindicato.


Se alguém pensou que o Sindicato não estava tomando providências, há um equívoco. As providências estão sendo tomadas pela entidade e Sindicatos de cidades vizinhas que tem unidades do Marfrig e passam pelo mesmo problema. Durante manifestação das entidades sindicais em Brasília, no dia 23 de abril, os Sindicatos de São Gabriel, Alegrete, Bagé e Pelotas mantiveram audiências no Ministério do Trabalho e Emprego, entregando documentos que relatam a situação.

As entidades querem responsabilização do frigorífico por estar demitindo e recebendo incentivos dos Governos Federal e Estadual para gerar emprego. "A empresa recebe recurso do BNDES, do programa Agregar Carnes do Governo Estadual, e não dá a contrapartida exigida, que é gerar emprego. Encaminhamos todo o material para o Ministério, para que também seja denunciado no Ministério Público do Trabalho", informando que a documentação foi encaminhada para a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Alimentação, para formalizar denúncia.

Os Sindicatos também participarão de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa para discutir esta crise. Durante a reportagem, Gaspar informou que o diretor do Marfrig de negociação com os Sindicatos, Marcelo Chaves, confirmou que estará em São Gabriel na quinta para argumentar sobre a situação, via telefone. "Mas mesmo assim, é inexplicável tantas demissões, que já são em massa", finalizou. O frigorífico tem em torno de 700 funcionários, e pode chegar a 50% de demissões nos próximos dias, com o andar da situação. E enquanto isso, falta a resposta sobre o por quê de tantas demissões.
(*)Matéria enviada pelo STIA São Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário