sexta-feira, 24 de maio de 2013

CONVERSA FIADA!

DIRETOR DA MARFRIG EXPLICA DEMISSÕES MAS NÃO CONVENCE!

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de São Gabriel participou de duas reuniões com diretores do Grupo Marfrig para discutirem a atual situação da unidade de São Gabriel. A primeira reunião aconteceu dia 09 de maio, na sede do Sindicato com a participação do diretor Marcelo Chaves, diretor para Relações Sindicais do grupo Marfrig e diretores sindicais, onde foi discutido as mais de 350 demissões que houveram no frigorífico desde o mês de março último. A empresa alegou que fechou o ano de 2012 com prejuízos, a principalmente no último trimestre do ano, além da dificuldade de conseguir animais para abater devido a venda de gado em pé para fora do país e a alta do preço do quilo do boi vivo. em São Gabriel dependeria de mudança na oferta de gado, por isso, não tem prazo para recomeçarem. Não descartou também a ocorrência de novas demissões para adequar o quadro de funcionários as mudanças feitas pela empresa. A empresa deixou um apelo aos empregados que nesse momento de dificuldades que a empresa está passando haja compreensão e colaboração para que essa situação seja superada. Nesta reunião também foi entregue ao Sr. Marcelo a pauta de reivindicações para o acordo coletivo 2013/2014, ficando estipulada a primeira quinzena de junho para que ocorra a primeira reunião de negociação. A segunda reunião aconteceu dia 21 de maio, às 16 horas, também no Sindicato com o diretor Rui Mendonça, Gerente Regional do Setor Bovino do Marfrig,a pauta da reunião foi também a atual situação da empresa. O diretor confirmou que, a curto prazo não haverá mais abates na unidade de São Gabriel, continuando apenas as atividades de desossa de carne vindas de outras plantas da empresa, por causa de dificuldades para conseguir gado para abate. Afirmou também que o ciclo de demissões acabaram e que a empresa está a espera da abertura do mercado para exportação para a Rússia e Europa voltem a regularizar-se e que a oferta de gado melhore no estado para que no futuro os abates voltem a acontecer em São Gabriel e que a empresa volte a contratar novamente.
A principio a empresa havia reduzido o número de abates e posteriormente foi decidido que não haveria mais abates na unidade de São Gabriel ficando apenas o trabalho de desossa sendo feito, por isso, houve tantas demissões. O Diretor Marcelo disse que as atividades da desossa seguiriam sendo abastecidas por carne vinda de outros estados como São Paulo e Mato Grosso até que fosse feito um levantamento para analisar se tal operação está dando lucro para a empresa. Quanto ao retorno dos abates
           
O Sindicato não consegue entender como uma empresa de porte grande como a Marfrig Alimentos e que recebe tantos incentivos fiscais tanto nas esferas municipal, estadual e federal, além de receber recursos do BNDES não tem compromisso em dar uma contrapartida social, mantendo os postos de empregos e os alegados prejuízos que estão acontecendo é mais fruto da desorganização e má administração do que qualquer outro problema.
            Até o momento foram demitidos somente os trabalhadores dos setores de produção e alguns do setor administrativo, os encarregados e gerentes não foram demitidos, e os trabalhadores que permanecem trabalhando estão sobrecarregados, a maioria não é do setor da desossa onde tem que ter produção.
           
As explicações e alegações apresentadas pelos Diretores da Marfrig não convence porque dizem uma coisa e fazem outra, ficamos com uma pergunta, qual o futuro da unidade do Marfrig de São Gabriel.
Por: STIA São Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário