quinta-feira, 7 de março de 2013

QUANDO A LUTA É JUSTA O RESULTADO SEMPRE APARECE!

Artigo por: Artur Bueno de Camargo(*)


Temos contestado veemente, escrevendo ou participando de listas de assinaturas, o procedimento dos parlamentares do Senado e da Câmara Federal, a maioria do PT e de sua base de apoio, que elegeram o Renan Calheiros para Presidir o Senado e Henrique Eduardo Alves, para presidir a Câmara Federal, ambos do PMDB, partido do Vice-Presidente da República. Houve mobilização, de grande parte da sociedade, demonstrando a indignação com o procedimento daqueles que foram eleitos para nos representar com coerência e dignidade.
Sempre que ocorre manifestação da sociedade, por motivo pertinente, de alguma forma o resultado aparece. Primeiro porque ajuda a dar mais visibilidade, o que faz com que o fato acabe sendo mais discutido pelos cidadãos, o que se torna um mecanismo de conscientização.
Neste episódio, percebemos claramente, o quanto os Presidentes das duas Casas estão incomodados e querem demonstrar que são eficientes, éticos e democráticos. Renan Calheiros, disse em entrevista no seu estado, Alagoas, que na sua época de estudante, e nas mesmas circunstâncias, também assinaria a lista de protesto. Promete, ainda, reduzir cargos comissionados, transformar o serviço médico do Senado em Posto Emergencial e devolver os médicos ao SUS.
O Presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, em apenas dois dias, reuniu os líderes e votaram o fim de parte do 14º e 15º salários dos parlamentares, que passarão a receber apenas no primeiro e no último mês dos mandatos. Eles recebiam, até então, durante todos os anos de mandato, que é de quatro anos para os deputados e de oito anos para os senadores.
Evidentemente, não fosse a grande manifestação da sociedade, este procedimento não teria ocorrido, muito menos com essa rapidez, em especial por se tratar de situação que vai contra o interesse próprio de Suas Excelências.
Senhores, Senhoras e jovens leitores, enquanto houver indignação, haverá esperança de dias melhores. Vale à pena lutar por um mundo melhor para todos! Vocês concordam?

(*) Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (CNTA) e vice-presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário