sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A CNTA SEMPRE PRESENTE!

Juntamente com os representantes de várias Centrais Sindicais, a sala de apoio da CNTA no Rio Grande do Sul, participa de reunião que define ato pela valorização do Piso Mínimo Regional em 2013, cujo slogam é: 13% Já!

Darci Rocha e Luiz Araújo representando a CNTA na luta pela valorização do piso regional!


Aconteceu neste dia 09 de novembro, às 09 horas, na sede da CTB, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, a reunião que definiu um ato pela valorização do piso regional em 2013, com a presença de diversos representantes das Centrais Sindicais, entre elas a CUT, UGT, Força Sindical e Nova Central Sindical, além do representante do DIEESE, Ricardo Franzoi e dos representantes da entidade que sediou a reunião, a CTB!
Segundo Guiomar Vidor, presidente da CTB no estado, o índice reivindicado pelos trabalhadores de 13% foi tirado da mesma fórmula que historicamente os trabalhadores tem usado para reivindicar a valorização do piso em outros anos, ou seja, uma média dos PIBs nacional e estadual dos últimos 2 anos, a inflação e a recuperação paulatina do valor histórico do piso.
Segundo Franzoi do DIEESE, a importância da valorização do piso regional é fundamental, uma vez que a força da economia brasileira tem se refletido muito timidamente nos salários dos trabalhadores.
-Se levarmos em consideração os últimos anos, veremos que a desigualdade social diminuiu um pouco na região sul, graças a uma distribuição de renda oriunda da valorização do salário mínimo e do piso regional, além de políticas públicas como o bolsa família, por exemplo. Ainda assim, é nítido que a valorização salarial dos trabalhadores brasileiros esta muito aquém do que poderia e isso é fácil comprovar, comparando nosso salário mínimo com nossos vizinhos Uruguai e Argentina, cujos mínimos são superiores ao nosso, sendo que a Argentina, conta com um salário mínimo equivalente a U$ 619,00 dólares, ou seja, acima de R$ 1.200,00 reais, que foi reajustado em janeiro desse ano e que, por tanto, será ainda maior em janeiro de 2013. disse Franzoi!
Para Darci Pires da Rocha, coordenador político da sala de apoio da CNTA na região sul, nenhuma categoria de trabalhadores tem o direito de não estar presente nesse ato, pois o piso regional é um parâmetro dos mais importantes nas negociações de qualquer categoria, mesmo aquelas que ainda lutam para estarem contempladas na lei do piso ou que buscam elevação na classificação atual de sua faixa.
-A nossa Confederação não faz mais do que sua obrigação em assumir seu papel de legítima representante do ramo da alimentação no Brasil e faz questão de estar ao lado das centrais sindicais para convocar cada entidade de trabalhador do ramo da alimentação a mobilizar sua base e se fazer presente neste ato tão importante, pois isso foi o que determinou a direção da nossa Confederação e o Presidente Artur Bueno de Camargo, quando definiram como prioridade a presença da CNTA próxima as suas bases através das salas de apoio- Afirmou Darci!
O dia e horário do ato em defesa da valorização do piso regional será  dia 14 de novembro, às 09 horas, com a concentração prevista em frente a sede da FEDERASUL, a Rua Julio de Castilhos, em Porto Alegre.
Por: Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário