sexta-feira, 22 de julho de 2011

TRABALHADORES DA DOUX FRANGOSSUL DE PASSO FUNDO ENTRAM NO 3º DIA DE GREVE!


Os trabalhadores da Doux Frangosul de Passo Fundo entraram hoje no 3º dia da greve.
Na Terça-feira, os trabalhadores daquela unidade, em assembléia, rejeitaram a proposta da empresa e decidiram pela paralisação. A empresa, entre outros ítens, apresentou uma proposta de piso de R$ 720,00, o que foi considerada muito baixa, haja visto que outras empresas do setor de frango, no acordo coletivo de 2011, fecharam com R$ 755,00.
Segundo Miguel Luis dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Passo Fundo, faltou sensibilidade por parte da empresa para evitar a greve - Estamos a mais de 12 meses sem aumento, tivemos várias reuniões com os representantes da empresa e avisamos que os trabalhadores não aceitariam uma proposta inferior aquela que outros trabalhadores do ramo já receberam, mas apesar de oferecermos várias alternativas na tentativa de um acordo, a empresa insistiu em uma proposta abaixo da que já foi fechada para o setor no estado, o resultado está aí, agora esperamos que a Direção da Doux faça uma proposta mais coerente com a conjuntura para que possamos resolver o conflito.
PRÁTICA ANTI-SINDICAL!
Segundo o comando de greve, até o presente momento em vez de tentar resolver o problema, a atitude da empresa, lamentavelmente, tem sido a tentativa de intimidar os trabalhadores para que eles voltem a trabalhar.
Os ônibus, que normalmente sempre param do lado de fora da empresa para que os trabalhadores desçam e entrem na fábrica, agora são levados para dentro do pátio da empresa em uma tentativa de impedir que eles se juntem ao movimento. Segundo denúncias que nos chegam, no primeiro dia, inclusive, os ônibus contaram com a escolta particular da Brigada Militar. Houve ainda denúncia de cárcere privado, pois segundo os grevistas, a empresa chegou a colocar cadeado nos portões na tentativa de impedir que os trabalhadores, voluntariamente, saíssem da fábrica para se juntar a greve.
Segundo Darci Rocha, coordenador político da sala de apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins - CNTA, esse tipo de prática é um absurdo e precisa ser denunciada - Desde as primeiras reuniões nós advertimos a empresa do grau de insatisfação dos trabalhadores, não só pela questão salarial, mas todos os problemas que eles vem enfrentando ao longo dos anos, com o desrespeito a uma série de direitos, gravidade nas condições de trabalho, etc. Infelizmente os representantes da empresa além de terem errado ao menosprezarem os trabalhadores com uma proposta pífia, ainda preferiram outros métodos condenáveis, ao invés de reverem sua posição e apresentarem uma proposta que possa ser avaliada pelos trabalhadores. Já submetemos a votação uma nova proposta que teve o diferencial apenas de reduzir o desconto do vale transporte, para que a empresa não diga que algo está sendo imposto, e que foi rejeitada pelos trabalhadores. Agora é esperar que a empresa faça uma proposta justa, dentro daquilo que o setor já fechou aqui no Rio Grande do Sul, pois a proposta dos trabalhadores foi coerente e não teve nada de absurda, respeitou a conjuntura econômica, e só queremos que por parte da empresa haja essa mesma coerência.
O Presidente da CNTA, Arthur Bueno de Camargo, ciente da situação em que se encontram os trabalhadores de Passo Fundo, já encaminhou denúncia a UITA - União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação, para que a Doux seja denunciada na Europa e em todos os órgão competentes pelas condições impostas aos trabalhadores e pelas práticas anti-sindicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário