quarta-feira, 27 de julho de 2011

GREVE DOS TRABALHADORES DA DOUX FRANGOSUL EM PASSO FUNDO GANHA ADESÃO DOS TRABALHADORES RURAIS E PEQUENOS PRODUTORES!

Em greve a 8 dias, os trabalhadores da empresa Doux Frangosul de Passo Fundo ganharam o apoio dos trabalhadores rurais e dos pequenos produtores de frango da região.

Em uma manifestação ocorrida ontem, terça-feira, vários integrantes dos trabalhadores rurais e integrados que fornecem o frango a empresa se uniram aos 600 trabalhadores em greve a uma semana para uma manifestação em frente ao portão principal da empresa.
Enquanto ocorria a manifestação, em Porto Alegre o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Passo Fundo e Região, Miguel Luis dos Santos e coordenador político da sala de apoio da CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins, Darci Pires da Rocha, participavam de uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, junto com os representantes da empresa para uma tentativa de solucionar o conflito.
Segundo Miguel, essa audiência é resultado de uma ação que o Sindicato ingressou no TRT - Estamos buscando a Justiça do Trabalho porque, infelizmente, todas as nossas tentativas de um acordo direto com a empresa e seus negociadores se esgotaram. Já que faltou bom senso por parte daqueles que negociam pela Frangosul, esperamos que a mediação do poder judiciário possa sensibilizar a empresa, uma vez que não estamos pedindo nada de absurdo, pelo contrário, só não aceitamos sermos tratados de maneira diferente dos demais trabalhadores do setor avícola do estado - declarou Miguel.
Para Darci Rocha, a mediação do TRT poderá solucionar outros problemas além da questão salarial - A Frangosul tem inúmeros problemas de acidentes de trabalho e doenças profissionais, agravadas pelo ritmo intenso de trabalho, jornadas excessivas e por medidas administrativas como um plano assiduidade que só pode ser recebido pelo trabalhador que não tiver nenhuma falta, seja justificada ou não, ou seja, muitos trabalhadores acabam trabalhando doentes, só para não perder o prêmio. Não me admira que falte sensibilidade aos responsáveis pela negociação salarial da empresa já que nem o cuidado com a saúde dos trabalhadores eles tem. - Afirmou Darci!
A greve dos trabalhadores tem tido grande repercussão na comunidade e na imprensa, com a cobertura, principalmente da RBS TV de Passo Fundo, dado ao problema financeiro que vem atravessando o Grupo Doux.
Diversas manifestações de apoio aos trabalhadores de Passo Fundo tem chegado através de email e fax de trabalhadores e entidades sindicais do Brasil e da Europa onde a UITA - União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação tem denunciado o descaso com que o grupo francês tem tratado os trabalhadores.
Para Luiz Araújo, coordenador administrativo da sala de apoio da CNTA, os negociadores da empresa estão cometendo um erro estratégico ao prolongarem o conflito sem avançarem em suas proposta - Para uma empresa com os problemas que atravessam, a Doux Frangosul precisa, mais do que nunca, do apoio dos trabalhadores e dos produtores integrados -  Para uma empresa que tem buscado a compreensão da comunidade, das autoridades e credores aos problemas que atravessa, me parece pouco inteligente de seus representantes estender esse conflito - afirmou Luiz Araújo.
Para o dia de hoje, ficou marcada uma nova audiência no TRT, às 16:00 horas entre a Direção do Sindicato, a CNTA e os representantes da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário