quarta-feira, 20 de abril de 2011

TRABALHADORES DO MARFRIG SÃO GABRIEL PRESSIONAM E CONSEGUEM 4% DE ANTECIPAÇÃO!

Os trabalhadores nas Indústrias da alimentação de São Gabriel, empregados da empresa Marfrig conseguiram uma importante vitória na luta por melhorias salariais junto a empresa.
Desde o início do ano que os trabalhadores da empresa Marfrig de São Gabriel vinham pressionando por melhorias salariais. A insatisfação culminou com uma hora e meia de paralização no dia 22 de março desse ano, quando os representantes da empresa prometeram apresentar uma proposta aos trabalhadores.
Diante do não cumprimento da promessa feita, os trabalhadores fizeram nova paralização de meio dia no dia 14 de abril.
O grupo Marfrig então ingressou no TRT - Tribunal Regional do Trabalho com um processo contra o Sindicato e a categoria tentando caracterizar ilegalidade de greve, por parte dos trabalhadores.
Compareceram no TRT o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de São Gabriel, Gaspar Ubiratã Neves da Silveira e o coordenador da sala de apoio da CNTA para a região sul, Darci Pires da Rocha, que exclareceram a Desembargadora Maria Helena Mallmann e a representante do Ministéio Público do Trabalho Beatriz Holliben Junqueira Fialho que o movimento não era grevista, mas sim de advertência para que a empresa se posicionasse com relação a reivindicação dos trabalhadores.
Os representantes da empresa apresentaram, então, uma proposta de antecipação de 4% e um plano de metas para participação nos resultados da empresa, cujos valores variam de R$ 50,00 à R$ 200,00 reais mensais para cada trabalhador.
Segundo Gaspar Silveira, a proposta da empresa não teve participação do Sindicato, até porque a reivindicação dos trabalhadores é de aumento e não de antecipação salarial. A empresa vai implementar o plano e vai dar a antecipação, mas isso não significa que os trabalhadores irão se desmobilizar. Caso a proposta não agrade aos trabalhadores será convocada uma assembléia para tirada de estado de greve.
Para o representante da CNTA, Darci Rocha, só o fato da empresa apresentar alguma solução já é uma vitória para os trabalhadores já que a empresa sequer tinha dado uma resposta, no entanto, existem pontos a serem considerados. O plano de metas apresentado pela empresa tem alguns problemas, primeiro porque não se tem conhecimento se as metas propostas podem ser alcançadas, o que tornaria o plano inatingível para os trabalhadores, além disso, o plano tem cláusula de assiduidade o que é inadmissível pois isso agravaria, e muito, as condições de trabalho, aumentando os problemas de saúde, pois em todos os lugares onde acordos com cláusulas de assiduidade foram implementados não é raro ver pessoas trabalhando machucadas para não perderem o prêmio, além de ser ilegal, pois faltas justificadas garantem a qualquer trabalhador a integralidade de seus direitos sem qualquer tipo de prejuízo. De toda forma a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins estará atenta e ao lado dos trabalhadores de São Gabriel ou de qualquer outra base, afirmou Darci!
Por: Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário