terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A SOCIEDADE PRECISA (RE) AGIR!

Artigo Por: Artur Bueno de Camargo

Termina um ano, inicia-se outro e o sistema para garantir a educação, saúde e segurança com dignidade para a sociedade (que são direitos constitucionalmente assegurados a todos) permanece precário.
Mas, precisamos ter consciência de que, na maioria das vezes, em razão dessa precariedade, os profissionais que atuam nos serviços públicos não são os culpados pelas péssimas condições dos serviços oferecidos à sociedade, em especial na educação, saúde e segurança, pois acabam eles mesmos sendo afetados pela falta de estrutura.
Na verdade, as equivocadas políticas governamentais não oferecem a estrutura adequada para que os profissionais possam desempenhar suas funções de forma satisfatória, no atendimento das necessidades de todos os cidadãos que buscam os serviços públicos.
É provável que existam alguns profissionais destas áreas (educação, saúde e segurança) que não estejam desenvolvendo seus potenciais de forma adequada no atendimento à população, por outras razões, que independem da boa ou da má estrutura oferecida pelo Estado.
Neste ponto é dever do gestor, nos três níveis: municipal, estadual e federal, fiscalizar, como determina a lei, para fazer triagem de forma democrática, propondo diálogo na busca de adequação para que haja bom desenvolvimento das atividades dos profissionais e, consequentemente, um bom serviço público prestado.
Vamos nos lembrar de que o Brasil cobra a maior taxa de impostos do mundo, portanto, é dever do Estado brasileiro e direito de toda a sociedade um serviço público de boa qualidade, que atenda dignamente toda a população brasileira.
Convido a todos para que juntos possamos (re) agir, buscando e exigindo nossos direitos a uma ótima educação, saúde e segurança.
Pretendo ter em foco, nos meus próximos artigos, os temas educação, saúde e segurança (públicas), para tanto, conto com a divulgação dos caros leitores deste jornal e com sugestões, que serão bem vindas.
Aqueles que queiram fazer parte desta corrente que se inicia entrem em contato comigo pelo email cntalimeira@gmail.com, a fim de trocarmos idéias, opiniões e propostas.
(*) Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (CNTA) e vice-presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário