terça-feira, 14 de julho de 2015

GOVERNO GAÚCHO ATACA DIREITO DOS(AS) TRABALHADORES(AS)



A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul vota na tarde desta terça-feira, dia 14/07/15, o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias apresentado pelo Governo Sartori que propõe o congelamento de salários dos servidores estaduais e faz o ajuste econômico baseado apenas na lógica de retirar direitos dos trabalhadores.

Após várias tentativas de não pagamento de salários do funcionalismo, que foi impedido pelo STF, agora o governo tenta uma nova tática, alegando não ter recursos para pagar as despesas do Estado.

Mais uma vez quem vai pagar a conta são os empobrecidos, inclusive os do ramo da alimentação, que usufruem dos serviços públicos e, quando este é comprometido pela falta de repasse de verbas, compromete o bem-viver, principalmente, da classe trabalhadora.

Se é fato que há uma crise financeira no Estado como é possível que o mesmo que alega não ter recursos para repassar à saúde, educação, segurança, paga mensalmente ao poder judiciário valores astronômicos de auxílio moradia e auxílio alimentação retroativo aos últimos 5 anos para os juízes e promotores públicos?

Se é fato que há uma crise como é possível que, ainda neste ano, os deputados tenham tido um reajuste salarial, o que causa um efeito cascata no poder legislativo?

Como há recursos para uns e não há para outros?

Por que não se fala em acabar com as isenções para grandes empresas? Por que não se adota medidas fiscais que obriguem os mais ricos a pagar a conta?
Mais uma vez a conta da crise é jogada sobre os trabalhadores que veem as escolas públicas em que seus filhos estudam com estruturas comprometidas, os hospitais e postos de saúde sem medicação, sem funcionários valorizados e sem segurança pública.

Mais do que nunca os(as) trabalhadores(as) devem se unificar para defender um serviço público de qualidade, defender a valorização do servidor público e assim garantir o acesso de todos(as), principalmente os mais empobrecidos a boas condições de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário