quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

FAZENDO HISTÓRIA!

CNTA COMEMORA 25 ANOS DE FUNDAÇÃO COM LIDERANÇAS E TRABALHADORES DE TODO O BRASIL!

Aconteceu no Rio de Janeiro, em programação com atividades que se estenderam dos dias 25 à 28 de novembro, contando com a inauguração da sub sede em Petrópolis (dia 25/11/2013); Reunião com o empresariado do estado do Rio de Janeiro (dia 26/11/2013); Lançamento da cartilha da NR 36 e apresentação de uma pesquisa inédita do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos, sobre o perfil dos trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Brasil e culminando com a comemoração dos 25 anos de fundação da CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, entidade que teve seu início de trajetória no Rio de Janeiro, daí a escolha para a comemoração do seu jubileu de prata.
Durante as atividades que se seguiram, que contou ainda com uma palestra motivacional sobre inovação e planejamento de Alfredo Rocha, onde a direção da CNTA lançou um curso on line destinado as lideranças sindicais, além de um encontro entre as assessorias jurídicas das entidades sindicais de todo o país para debater a questão envolvendo a correção do FGTS, o presidente da Confederação, Artur Bueno de Camargo, em nome de sua direção, fez questão de agradecer a todos que de alguma forma contribuíram, não só para a criação da entidade, mas também pelo trabalho realizado ao londo desses 25 anos.
-Temos plena consciência do muito que ainda precisa ser feito, mas felizes por todo trabalho que consolidou nossa Confederação como uma entidade de luta em defesa dos trabalhadores do ramo da alimentação do Brasil. Afirmou Artur

Durante as atividades, o Rio Grande do Sul esteve representado por várias lideranças das entidades filiadas a CNTA no estado, como os Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Alegrete, Bagé, Camaquã, Caxias, Estrela, Pelotas, Passo Fundo, Porto Alegre, São Gabriel, Venâncio Aires, além do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Panificação de Porto Alegre, entidade que este ano comemorou 100 anos de fundação.
Dentre as várias homenagens prestadas pela direção da CNTA, nosso estado contou com o reconhecimento as figuras de Mario Provenzie Milton Francisco do Santos, que por motivo alheios as suas vontades não puderam se fazer presentes, tendo sido representados por Renato de Oliveira Borges, presidente do STIA Alimentação de Porto Alegre e Arlete Beatriz C. Schmitz, presidente do STIA Caxias do Sul, e José Mario Schiavon, figuras que estiveram presentes na criação e na primeira direção da entidade respectivamente.
Agradecendo a homenagem, Schiavon ressaltou a importância da CNTA e pediu um atenção especial com a formação sindical, a qual considera indispensável para qualquer entidade qualificar quadros de dirigentes para enfrentar os novos desafios que a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores exige.
Fazendo uso da palavra, Darci Pires da Rocha, coordenador político da sala de apoio da CNTA da região sul, falou sobre os 25 anos da entidade ao Boletim Informativo.
-Essa jovem entidade, uma vez que 25 anos é um curto período na vida de uma entidade, já realizou muito, principalmente quando permitiu a associação de entidades sindicais de primeiro grau, porque isso ajudou a descentralizar fazendo com que a nossa Confederação esteja muito próxima as suas bases, por consequência, aos trabalhadores. A criação das salas de apoio só demonstra como a direção da CNTA e seu presidente Artur Bueno de Camargo, realmente apostam concretamente nessa política de descentralização como forma de levar o trabalho da CNTA a cada canto do Brasil. Disse Darci!

Para cada um daqueles que puderam participar deste evento, mas muito mais, de alguma parte da vida política da entidade, fica a certeza que a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins alcançou uma importância tal que, talvez, nem mesmo seus idealizadores pudessem mensurar. Primeiro porque ela deu uma identidade nacional a uma categoria que antes da  criação da CNTA estava inserida nas políticas de desigualdades sociais que sempre classificou seres humanos, trabalhadores e trabalhadoras segundo suas regiões no país, negando, dessa forma, os mesmos direitos, como se aqueles que fabricam os mesmos produtos sejam mais ou menos merecedores por serem nordestinos, da região sul ou sudeste, por exemplo.


É com a CNTA que trabalhadores e trabalhadoras do mesmo ramo começam a se conhecerem e a se reconhecerem como iguais, passando a lutar unidos por salários, saúde, respeito e dignidade, a frente de temas contra a discriminação de gênero, de raça, dentre tantas outras.
Se é certo que ainda não podemos dizer que trabalhadores e trabalhadoras de indústrias frigoríficas em geral, sulcro-alcooreiras, bebidas em geral, panificação, agroindustriais e tantas outras, que produzem a riqueza do Brasil possuem os mesmos direitos, podemos afirmar que ao longo desses 25 anos de existência a CNTA contribuiu, e muito, para a diminuição acentuada dessa absurda discriminação.
Apesar da resistência patronal, justificada pelo antagonismo de interesses que fazem parte da luta de classes, e das inúmeras  tentativa de tirar o protagonismo da luta e da liderança do ramo da alimentação do Brasil, essa injustificável por ser motivada apenas por vaidades pessoais, ver lideranças do Brasil inteiro exaltando esses primeiros 25 anos, de muitos que hão de vir, deu a certeza, a todos que lá puderam estar presentes, que desde a sua fundação, até os dias de hoje, trabalhadores e trabalhadoras das indústrias de alimentação do Brasil tem muito do que se orgulharem, pois a entidade que personifica a união de cada um e cada uma a nível de Brasil, vem ajudando a escrever a história política do país, nos seus momento históricos, irmanada a classe trabalhadora em geral, ao longo desses 25 anos. E por mais que tentem, é impossível falar sobre a luta dos direitos de homens e mulheres, de norte a sul, sem falar na Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins - CNTA!



Fica a homenagem do Boletim Informativo, em nome da sua sala de apoio e de todas as entidades gaúchas filiadas, a todos, de dirigentes a companheiros e companheiras que com o seu trabalho fazem da CNTA uma entidade de luta!



Por: Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário