segunda-feira, 17 de junho de 2013

CAMPANHA SALARIAL 2013!

STIA BAGÉ TEM RODADA DE NEGOCIAÇÃO!





No último dia 12 ocorreu a primeira reunião de negociação da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região (STIA) com  a  do Sindicato das Indústrias de Alimentação. O objetivo foi discutir o Acordo Coletivo para trabalhadores dos setores de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos.
Na oportunidade, as lideranças debateram as propostas retiradas pelos trabalhadores em assembléia. A categoria pede reajuste salarial na faixa de 13% (referente à reposição da inflação, crescimento do setor e diferença não atendida em 2012), piso único de R$ 1 mil, redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, auxílio escolar no valor de um piso da categoria e indenização de cinco dias por ano (para compensar os meses com 31 dias), entre outros itens.
Os representantes das empresas alegaram aumento de custos de produção, argumentando que não seria possível atender às reivindicações da categoria. O sindicato patronal oferece reajuste de 6,95% (reposição da inflação), a desvinculação do piso da categoria do Piso Mínimo Regional, além da renegociação sobre o adicional de faca e da exclusão da cláusula sobre o Premio Assiduidade.
O vice-presidente do STIA/Bagé, Cláudio Gonçalves, destaca que a proposta apresentada pela classe patronal ficou muito distante da apresentada pelos trabalhadores. Gonçalves analisa que o capital e o trabalho não vivem um sem o outro, mas que a classe patronal tem que ser consciente e valorizar o trabalho de seus funcionários.
Claudio ainda salienta que não estranhou a baixa proposta patronal, até mesmo por ser uma primeira rodada de negociação, mas espera que nos próximos encontros possamos avançar nas propostas e desta maneira tabular o acordo que atenda aos interesses de ambos os lados.
 Uma nova reunião está agendada para o dia 26 de junho. Até a data, a diretoria do STIA/Bagé irá elaborar uma nova contraproposta.
Por: Emanuel Müller

Nenhum comentário:

Postar um comentário