terça-feira, 19 de junho de 2012

O MEIO AMBIENTE E OS INTERESSES ECONÔMICOS MUNDIAIS!


Artur Bueno de Camargo (*)


            Os representantes dos Ministérios do Meio Ambiente, dos países que estão participando do evento Rio+20, estão se esforçando para aprovar uma proposta a ser apresentada aos Chefes de Estados.
Acompanhamos atentamente e apresentamos nossas sugestões, com o objetivo de contribuir para um mundo menos poluído e uma vida mais saudável, para todos os povos deste planeta.
Observamos que os governos de todos os países pregam uma teoria maravilhosa para as políticas de meio ambiente, mas, na prática prevalece o interesse econômico de cada país.
Algumas das políticas ambientais que ao longo das últimas décadas sugerimos aos governantes de nosso país foram: maior investimento nos transportes ferroviários; maior controle nas aplicações de agrotóxicos (veneno) nas agriculturas; proibição das queimadas, especialmente da palha de cana-de-açúcar; investimento e incentivo dos poderes públicos para o reaproveitamento da água utilizada nas empresas e nas residências, entre outras.
Não precisamos nos aprofundar muito para constatarmos que o interesse econômico sempre se sobrepõe às políticas de melhoria do meio ambiente, tanto que o Governo acaba de adotar uma política de incentivo para aumentar a frota em circulação.
Isto significa aumentar a poluição gerada pelos veículos, além de maior número de acidentes e mais estresse para o condutor, que já enfrenta enormes congestionamentos nas cidades e rodovias, que já estão saturadas.
O lado bom de tudo isso, é a constatação de que a população está cada vez mais consciente da necessidade de políticas que sejam implantadas para melhorar o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. E isto pode significar uma melhor escolha de seus representantes!
            Este ano vamos ter eleições para prefeitos e vereadores, nos municípios de nosso país. Aprendi com os meus pais e avós que o exemplo vem de casa, e com certeza, nós temos feito a nossa parte em nossa casa, para contribuir com o meio ambiente.
Vamos cobrar das pessoas que estão pretendendo se candidatar seja para um cargo no legislativo ou no executivo, que mostrem quais são suas propostas para o município, em todas as áreas, inclusive e em especial, para o meio ambiente.

(*) Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (CNTA) e vice-presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário