quarta-feira, 6 de outubro de 2010

AS MUDANÇAS APONTAM PARA UM FUTURO MELHOR!

Foto: Infocenter DP - Jonas Rodeghiero - 12/6/09
A eleição do Governador Tarso Genro traz consigo a esperança de dias melhores para a classe trabalhadora do Rio Grande do Sul.
Dentre os aspectos a serem ressaltados, esperemos que o Governo possa recuperar a valorização do piso regional que só não foi extinto no atual Governo graças à resistência do movimento sindical.
Essa importante conquista dos trabalhadores durante o Governo Olívio Dutra tem sido fundamental como um balizador em muitas campanhas salariais, pois o seu parâmetro tem definido um maior poder aquisitivo para os pisos de diversas categorias.
Certamente que a classe trabalhadora tem esperança em muitos avanços durante os próximos quatro anos, pois os desafios são muitos, como por exemplo, uma política mais ousada para a metade sul do estado, como forma de desenvolver a região, cuja população tem migrado para a metade norte em busca de oportunidade e emprego, uma vez que nunca houve um programa de governo para instalação de indústrias para essa região, em especial a região da fronteira.
Outra questão de extrema relevância na mudança da política gaúcha é a nossa esperança que o atual modelo de truculência contra as reivindicações dos movimentos sociais e de trabalhadores seja substituído pelo diálogo, para que cenas lamentáveis como os episódios do supermercado Nacional, da Praça da Matriz e como o que ocorreu na sexta-feira, dia 01 de outubro, quando um diretor do Sindicato dos Bancários foi detido por estar cumprindo sua função de dirigente sindical durante a justíssima greve que empreendem os trabalhadores bancários pela maneira indecorosa com que instituições bancárias de lucros exorbitantes tratam seus funcionários ao oferecem propostas ridículas de reajuste salarial, nunca mais voltem a acontecer.
Que este episódio, ocorrido com o companheiro Gimenis, seja o último retrato de uma época de criminalização dos movimentos sociais e sindical, Governador! E que as forças de segurança do estado sejam orientadas a protegerem a vida e não usadas como seguranças particulares de proteção patrimonial!
Que os ventos das mudanças tragam a classe trabalhadora o sagrado direito ao respeito e dignidade. Essa é a nossa esperança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário