quarta-feira, 7 de março de 2012

PISO REGIONAL É REAJUSTADO EM 14,75% E DATA -BASE SERÁ EM JANEIRO A PARTIR DE 2013!

(Foto: Marcelo Bertani/ Agência ALRS)
Foi aprovado por unanimidade no dia de ontem o reajuste de 14,75% para o piso regional gaúcho na Assembléia Legislativa do estado.
Também foi aprovada a mudança da data-base do piso que, no ano de 2013, passará a ser no mês de janeiro.
Com isso a faixa I passa a ser de R$ 700,00, a faixa II, II e IV de R$ 716,12, 732,36 (trabalhadores da alimentação) e 761,28, respectivamente.
Na avaliação do Coordenador político da sala de apoio da CNTA para a região sul, Darci Pires da Rocha, a aprovação do índice foi importante para a recuperação do valor histórico da época de sua criação, mas que a luta para que os trabalhadores tenham respeitado o valor mínimo constitucional, que é, ou pelo menos deveria ser a meta de todas as entidades sindicais de trabalhadores ainda está muito longe, por isso não podemos deixar de perseguir essa meta.
-Queremos dar os parabéns aos Deputados, ao Governo do Estado, as Centrais Sindicais e a todas as entidades de trabalhadores que historicamente vem lutando pela valorização do piso mínimo regional. Sabemos que esse passo não foi pequeno, mas também sabemos que ainda falta muito para que a garantia constitucional de um mínimo que atenda as necessidades básicas dos trabalhadores e seus familiares seja conquistada.
Por isso é importante que, principalmente as centrais sindicais, orientem seus filiados a não estabelecerem pautas inferiores a esses índices nas suas campanhas salariais, sob pena de que esse esforço seja frustrado. Nós entendemos que para muitas categorias é um índice bastante ambicioso, mas sabemos também que a economia brasileira é a 6ª maior do mundo e caminha a passos largos para ser a 5ª, por tanto, as empresas possuem plenas condições de remunerar bem melhor os trabalhadores, afinal são os próprios empresários que sempre afirmaram que é preciso respeitar o que eles chamam de "Lei da oferta e da procura", e hoje, principalmente no nosso setor da alimentação, com os salários praticados, existe muita dificuldade de contratação de mão de obra qualificada, pois os trabalhadores preferem outras atividades menos penosas e bem mais rentáveis. - Disse Darci!
Por: Luiz Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário