Lançada hoje(28), em Pelotas e Região, a campanha salarial do setor da alimentação. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas e Região (STICAP) mobilizou trabalhadores da Josapar, Arrozeira Pelotas e Ceriale. Eles receberam material da campanha salarial 2012. As principais reivindicações são: reajuste de 14,75%; piso de R$1 mil para serviços gerais; piso profissional de R$1,2 mil; auxílio escolar de um piso da categoria; indenização de cinco dias por ano; redução da jornada de 44h para 40h semanais; transporte gratuito. Além disso, também há espaço para novas sugestões. À frente das empresas, durante a manha e tarde, houve a distribuição de material e consulta através de “pauta participativa”. O material informa sobre as reivindicações da campanha salarial, e oferece cédula para conhecer as necessidades dos trabalhadores no setor. O trabalhador pode indicar, numerando ao lado dos itens, a ordem das prioridades. O material preenchido é entregue ao dirigente sindical, ou na sede à rua Alm. Barroso 3.124. Informações: 3225.3564.
SETOR está num bom momento econômico, com expansão das indústrias. Afirmação de Lair de Mattos, que preside o STICAP, e considera que o trabalhador também deve ser beneficiado pela conjuntura favorável. Ele acrescenta que “as empresas estão mais fortes, o que é consequência do empenho dos trabalhadores. Porém, a realidade salarial não corresponde à fase de crescimento do setor”. E Lair menciona que, entre as medidas favoráveis ao setor do arroz, estão os incentivos governamentais. A exemplo, a aquisição de arroz para assegurar o preço no mercado. Conforme levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), ano passado o setor da alimentação cresceu 4,2% no Estado.
Lair de Mattos |
MOBILIZAÇÃO terá sequência nesta semana, com agenda de divulgação da campanha. De acordo com Lair de Mattos, haverá visita aos trabalhadores de outras empresas do setor do arroz.
Por: Paulo Otávio Pinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário