quinta-feira, 29 de março de 2012

ESCLARECIMENTO!

RESPOSTA REFERENTE À MATÉRIA: CONTAC-CUT DERROTA CNTA NA JUSTIÇA.
Primeiramente, é importante esclarecermos que a suposta derrota da CNTA, mencionada na referida matéria, é pretensiosa ou pura falta de conhecimento.
                        Lembramos que a ação trata apenas de uma autorização para realização de assembleia, que estava suspensa desde setembro do ano passado (2011), em razão da concessão de uma cautelar.
                        Esclarecemos que ajuizamos as referidas cautelares para podermos discutir o mérito das assembleias, que seriam realizadas nos estados de Minas Gerais e Bahia, para tratarem da legalização de uma segunda Confederação de Trabalhadores da mesma categoria profissional da alimentação.
                        A assembleia do estado da Bahia continua suspensa pela cautelar, portanto, é um equívoco dizer que o TRT tenha julgado o mérito da ação, quando foi julgada apenas a autorização para realização de uma assembleia no Estado de Minas Gerais. O mérito está sendo discutido na 1ª Instância da Justiça do Trabalho, cuja audiência está marcada para o dia 30.04.2012.
                        Quanto à afirmação na matéria referida, de que a CNTA entrou com ação contra os “cutistas”, trata-se de mais um equívoco, pois a Confederação tem várias entidades suas filiadas, que são filiadas à CUT e, orgulhamo-nos muito de tê-las como filiadas à CNTA, com efetiva participação em nossas lutas para defender a classe trabalhadora.
                        Como anteriormente informado, as ações foram contra o teor das assembleias que pretendiam legalizar uma segunda Confederação da mesma categoria profissional, contrariando a legislação e a vontade da maioria.
Trata-se de verdadeira aberração o que está contido na matéria aludida, ao dizer que a CNTA quer manter as entidades a ela atreladas, sem nenhum debate.
                        Podemos afirmar, sem medo de errar, que todas as entidades que trabalham com a CNTA, sejam elas Sindicatos ou Federações, têm total autonomia e  são respeitadas como entidades livres e dignas das escolhas que fazem.
                        Destacamos que na última audiência propusemos um acordo aos representantes das Federações e  aos seus departamentos jurídicos, para que viessem fazer um debate e ocupar seus espaços dentro da CNTA.                  
                        Vale lembrar que aquele que aparece na foto da matéria, já foi diretor da CNTA, e só renunciou ao cargo que exercia por não suportar que seu autoritarismo não prevalecia dentro da Confederação.                     
                        Finalmente, apontamos mais uma inverdade que consta na referida matéria, quando cita que é a vontade da categoria legalizar a “confederação cutista”. Ora, só se for a vontade da categoria patronal, até porque a matéria não especifica a qual categoria está se referindo, pois com relação a categoria de trabalhadores da alimentação lançamos o desafio para um debate e plebiscito, a fim de sabermos se é da vontade da maioria quebrar a unicidade sindical.
A verdade tem que ser dita, doa a quem doer!
Artur Bueno de Camargo - Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins - CNTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário