sexta-feira, 30 de março de 2012

CAMPANHA SALARIAL 2012 NO RS TEM PRESENÇA FORTE DA CNTA E SINDICATOS FILIADOS EM TODO O ESTADO!

A mobilização que lançou a Campanha salarial 2012 dos trabalhadores da Alimentação do Rio Grande do Sul em Pelotas e região contou com a presença da CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins e diversas lideranças sindicais de todo o estado.


Segundo Darci Pires da Rocha, coordenador político da sala de apoio da CNTA para a região sul, essa campanha salarial 2012 consolida a presença da entidade no estado e comprova a importância da Confederação para os trabalhadores da alimentação de todo o Brasil e seus sindicatos.
-Foram três dias de um trabalho intenso, levando informação aos trabalhadores de Pelotas e Região, juntamente com a Direção do STICAP - Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Pelotas e diversas lideranças do estado, trabalho esse que pretendemos levar a todos os trabalhadores das diversas regiões do Rio Grande do Sul.
Mas é importante destacar o papel da CNTA, na confecção de materiais de campanha, no apoio as entidades, na preparação para campanha salarial, e tudo isso feito de uma forma coletiva, com a participação das entidades filiadas, porque sem isso seria muito difícil que cada entidade isoladamente conseguisse lutar por melhorias para os trabalhadores. Tem sido gratificante ver a boa recepção dos nossos materiais e comprovar, nesses quase dois anos de trabalho desde a instalação da sala de apoio, a importância da nossa Confederação no dia a dia das entidades e dos trabalhadores gaúchos. - declarou Darci!
Ainda sobre a Campanha salarial da alimentação, no dia de hoje haverá assembléia em São Gabriel e Estrela, no dia 5 de abril será a vez do STIA Alegrete fazer a sua e no dia 11 de abril será em Santo ângelo, onde a expectativa do SINTRIASA é de uma grande presença dos trabalhadores no lançamento da CS 2012 na região.
Por: Luiz Araújo

STIA BAGÉ! LANÇADA A NOVA EDIÇÃO DO JORNAL DA ENTIDADE!

Lançada a edição de março do Jornal "O Penetra" do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Bagé.
Nesta edição, notícias sobre o lançamento da Campanha salarial 2012 e muitas informações para os trabalhadores.
A íntegra do jornal on line você encontra no site da entidade http://www.stiabage.blogspot.com.br/, ou no site da CNTA www.cntasul.com.br.
Por Luiz Araujo

quinta-feira, 29 de março de 2012

ESCLARECIMENTO!

RESPOSTA REFERENTE À MATÉRIA: CONTAC-CUT DERROTA CNTA NA JUSTIÇA.
Primeiramente, é importante esclarecermos que a suposta derrota da CNTA, mencionada na referida matéria, é pretensiosa ou pura falta de conhecimento.
                        Lembramos que a ação trata apenas de uma autorização para realização de assembleia, que estava suspensa desde setembro do ano passado (2011), em razão da concessão de uma cautelar.
                        Esclarecemos que ajuizamos as referidas cautelares para podermos discutir o mérito das assembleias, que seriam realizadas nos estados de Minas Gerais e Bahia, para tratarem da legalização de uma segunda Confederação de Trabalhadores da mesma categoria profissional da alimentação.
                        A assembleia do estado da Bahia continua suspensa pela cautelar, portanto, é um equívoco dizer que o TRT tenha julgado o mérito da ação, quando foi julgada apenas a autorização para realização de uma assembleia no Estado de Minas Gerais. O mérito está sendo discutido na 1ª Instância da Justiça do Trabalho, cuja audiência está marcada para o dia 30.04.2012.
                        Quanto à afirmação na matéria referida, de que a CNTA entrou com ação contra os “cutistas”, trata-se de mais um equívoco, pois a Confederação tem várias entidades suas filiadas, que são filiadas à CUT e, orgulhamo-nos muito de tê-las como filiadas à CNTA, com efetiva participação em nossas lutas para defender a classe trabalhadora.
                        Como anteriormente informado, as ações foram contra o teor das assembleias que pretendiam legalizar uma segunda Confederação da mesma categoria profissional, contrariando a legislação e a vontade da maioria.
Trata-se de verdadeira aberração o que está contido na matéria aludida, ao dizer que a CNTA quer manter as entidades a ela atreladas, sem nenhum debate.
                        Podemos afirmar, sem medo de errar, que todas as entidades que trabalham com a CNTA, sejam elas Sindicatos ou Federações, têm total autonomia e  são respeitadas como entidades livres e dignas das escolhas que fazem.
                        Destacamos que na última audiência propusemos um acordo aos representantes das Federações e  aos seus departamentos jurídicos, para que viessem fazer um debate e ocupar seus espaços dentro da CNTA.                  
                        Vale lembrar que aquele que aparece na foto da matéria, já foi diretor da CNTA, e só renunciou ao cargo que exercia por não suportar que seu autoritarismo não prevalecia dentro da Confederação.                     
                        Finalmente, apontamos mais uma inverdade que consta na referida matéria, quando cita que é a vontade da categoria legalizar a “confederação cutista”. Ora, só se for a vontade da categoria patronal, até porque a matéria não especifica a qual categoria está se referindo, pois com relação a categoria de trabalhadores da alimentação lançamos o desafio para um debate e plebiscito, a fim de sabermos se é da vontade da maioria quebrar a unicidade sindical.
A verdade tem que ser dita, doa a quem doer!
Artur Bueno de Camargo - Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins - CNTA

CAMPANHA SALARIAL 2012 - LANÇAMENTO EM PELOTAS E REGIÃO COM MOBILIZAÇÃO!

            Lançada hoje(28), em Pelotas e Região, a campanha salarial do setor da alimentação. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas e Região (STICAP) mobilizou trabalhadores da Josapar, Arrozeira Pelotas e Ceriale. Eles receberam material da campanha salarial 2012. As principais reivindicações são: reajuste de 14,75%; piso de R$1 mil para serviços gerais; piso profissional de R$1,2 mil; auxílio escolar de um piso da categoria; indenização de cinco dias por ano; redução da jornada de 44h para 40h semanais; transporte gratuito. Além disso, também há espaço para novas sugestões. À frente das empresas, durante a manha e tarde, houve a distribuição de material e  consulta através de “pauta participativa”.  O material informa sobre as reivindicações da campanha salarial, e oferece cédula para conhecer as necessidades dos trabalhadores no setor. O trabalhador pode indicar, numerando ao lado dos itens, a ordem das prioridades. O material preenchido é entregue ao dirigente sindical, ou na sede à rua Alm. Barroso 3.124. Informações: 3225.3564.

            SETOR está num bom momento econômico, com expansão das indústrias. Afirmação de Lair de Mattos, que preside o STICAP, e considera que o trabalhador também deve ser beneficiado pela conjuntura favorável. Ele acrescenta que “as empresas estão mais fortes, o que é consequência do empenho dos trabalhadores. Porém, a realidade salarial não corresponde à fase de crescimento do setor”. E Lair menciona que, entre as medidas favoráveis ao setor do arroz, estão os incentivos governamentais. A exemplo, a aquisição de arroz para assegurar o preço no mercado. Conforme levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), ano passado o setor da alimentação cresceu 4,2% no Estado.
Lair de Mattos
            MOBILIZAÇÃO terá sequência nesta semana, com agenda de divulgação da campanha. De acordo com Lair de Mattos, haverá visita aos trabalhadores de outras empresas do setor do arroz.
Por: Paulo Otávio Pinho

terça-feira, 27 de março de 2012

REIVINDICAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ALIMENTAÇÃO - CNTA VAI A RONDÔNIA ORGANIZAR SINDICATO EM JI-PARANÁ!

Realizado neste dia 25 de março, na Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, Rondônia, seminário promovido pela CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, com representantes dos trabalhadores e lideranças sindicais do município e da Região, atendendo reivindicação dos trabalhadores daquela região para a criação de uma entidade sindical de trabalhadores da alimentação local.
Na oportunidade, a equipe da Confederação formada por Ricardo Vasconcellos, Waldir Ferreira, Vanderlei Borges, Darci Rocha e pelo Presidente da CNTA, Artur Bueno de Camargo, juntamente com o Dr. Jorge Remboski, no apoio a parte jurídica, debateram com os trabalhadores o papel da estrutura sindical, da Confederação e a importância de uma entidade local.
Dentre as lideranças, estiveram presentes representantes de São Miguel do Guaporé, Ariquemes, Cacoal e Rolim de Moura, além de Ji-Paraná.
Fazendo uso da palavra, Darci Rocha, coordenador político da sala de apoio da CNTA para os sindicatos de trabalhadores da alimentação da região sul, destacou a importância de uma entidade local para os trabalhadores.
-É preciso dizer que toda a estrutura sindical tem sua importância, mas uma entidade local está sempre presente no dia dia dos trabalhadores, por isso é quem tem melhores condições de atender as reivindicações de todos - disse Darci
Artur Bueno de Camargo falou do papel da CNTA, destacou as estruturas da Confederação por todo o Brasil e reafirmou o compromisso da entidade de estar sempre presente no apoio a categoria da alimentação de todo o país, principalmente quando houver uma solicitação da classe trabalhadora.
- O nosso papel é organizar os trabalhadores e dar estrutura para que eles possam se organizar na sua própria entidade, não adianta achar que uma Confederação ou uma entidade estadual possa fazer o papel do sindicato, isso é humanamente impossível. A questão dos trabalhadores é muito mais do que uma vez por ano discutir o aumento de salário, mas discutir saúde, segurança, os problemas do dia a dia das fábricas- Afirmou Artur.
Durante o seminário foi exibido o documentário Carne e Osso, que relata os problemas de saúde dos trabalhadores no setor de frigoríficos.
Adilson Cruz

Andrei Santos

Jorge Remboski - jurídico
Na oportunidade, fizeram uso da palavra as lideranças da região, relatando os problemas enfrentados pelos trabalhadores e destacando a importância de uma entidade local e da atuação da CNTA no apoio a organização da classe trabalhadora da alimentação
Ao final Artur Bueno de Camargo agradeceu a presença de todos e reafirmou o compromisso da CNTA com os trabalhadores da alimentação daquela região.
-A CNTA está apenas cumprindo o seu papel, de organizar a luta dos trabalhadores, de criar as ferramentas e de apostar nas lideranças dessa região para que possamos promover justiça social e conquistarmos uma vida digna para todos os trabalhadores, trabalhadoras e seus familiares, contem sempre conosco! Conclui Artur!
Por: Luiz Araújo


sexta-feira, 23 de março de 2012

DOUX FRANGOSUL! MATÉRIA DA ZERO HORA FALA EM TRATATIVAS COM A JBS PARA VENDA DO SETOR DE AVES NO BRASIL!

Em matéria vinculada no jornal Zero Hora de hoje, a empresa Doux Frangosul estaria em tratativas com a JBS-friboi para venda de todas as suas operações com aves no Brasil.
Segundo a matéria, funcionários da Unidade de Montenegro teriam informado sobre uma possível carta de intenções para o Negócio.
Para Miguel dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Passo Fundo, é preciso esperar para ver se as informações irão se confirmar, pois muitas notícias já foram veiculadas na mídia, desde que a crise na empresa começou.
-O que podemos falar é aquilo que nós sabemos de concreto. Sexta-feira passada (16/03/2012), estivemos reunidos em Montenegro com o representante da Direção da empresa, juntamente com a CNTA e o que nos foi passado é que a empresa está trabalhando para encontrar uma alternativa para sair dessa crise o mais rápido possível. O representante da empresa nos afirmou que tudo está sendo feito para preservar os empregos e se comprometeu a manter o Sindicato informado caso algum fato novo venha a ocorrer.
Todos nós torcemos para que uma solução seja encontrada, que os trabalhadores mantenham seus empregos, tendo seus direitos respeitados e para nós independe quem seja o empregador, desde que haja diversificação pois seria muito ruim para os trabalhadores e consumidores em geral,  que todo o setor avícola do país estivesse na mão de um só dono - Declarou Miguel
Por Luiz Araújo

CAMPANHA SALARIAL 2012! ASSEMBLEIAS EM BAGÉ ACONTECERÃO NO DIA 14 DE ABRIL!

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Bagé e Região informa que houve uma alteração no calendário da Campanha Salarial 2012/2013 de suas categorias profissionais. Estavam previstas duas assembléias. Entretanto a diretoria da entidade decidiu pela realização dos encontros em um mesmo dia devido aos feriadão de Páscoa e de Tiradentes, permitindo uma melhor mobilização junto aos trabalhadores. As assembléias, este ano, irão ocorrer no mesmo dia, 14 de abril. Às 17h, o setor de frigoríficos reúne-se no Ginásio do Sindicato (Avenida São Judas Tadeu, 853). Já os trabalhadores em padarias, engenhos em geral, laticínios e outros estarão reunidos às 19h na sede social do Sindicato, na Rua Melanie Granier, 157.
Na oportunidade, as assembléias gerais extraordinárias ocorrem para que sindicato e trabalhadores possam debater e formatar a pauta reivindicatória que será apresentada à classe patronal.
Fonte:sitabage.blogspot.com.br

quarta-feira, 21 de março de 2012

BISCOITOS ZEZÉ É A GRANDE CAMPEÃ DO TORNEIO DA ALIMENTAÇÃO DE FUTSAL EM PELOTAS!

Realizado no dia 10/03, em uma promoção do STICAP - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Pelotas, o torneio da Alimentação 2012 contou com a participação de 16 equipes, e teve como grande campeã a equipe dos trabalhadores da empresa Biscoitos Zezé. O evento teve por local as instalações do DC eventos e mostrou mais uma vez a integração das categorias da alimentação; Panificação, Laticínios, Arroz, Frigoríficos, Óleo, grande partidas marcaram o evento. O resultado dos jogos da fase de classificação foram; Cosulati frigorífico B 3 x 1 Padaria Circulo Operário, Frigorífico Famile 0 x 3 Arrozeira Nelson Wendt, Irgovel 7 x 3 Frigorifico Bonsul, Biscoitos Zezé 8 x 2 Cosulati Manuntenção, Josapar 2 x 6 Cosulati Produção, Frigorífico Castro 8 x 1 Cosulati Frigorífico A, Cerealle 1 x 0 Frigorifico Marfrig (W.O), SLC Alimentos 1 x 0 Arrozeira Pelotas (W.O).
Na fase seguinte os resultados dos jogos foram; Cosulati Frigorífico B 3 x 4 Arrozeira Nelson Wendt, Cosulati Produção 5 x 1 Frigorifico Castro, Irgovel 3 x 6 Biscoitos Zezé, Cerealle 4 x 5 SLC Alimentos. Na semi final foram, Arrozeira Nelson Wendt 2 x 4 Cosulati Produção, Biscoitos Zeze 7 x 0 SLC Alimentos. Na final foi, Biscoitos Zezé 5 x 4 Cosulati Produção, e para o 3º e 4º lugar, SLC alimentos 1 x 0 Arrozeira Nelson Wendt. As equipes melhores colocadas garantiram vagas para o II torneio Integração que será realizado no dia 21 de abril, no município de Alegrete.
Fonte: STICAP - www.sticap.org.br

STIA SÃO GABRIEL MARCA SUA ASSEMBLÉIA!

E será neste dia 30 de março, às 19:30 hs, na sede do STIA São Gabriel, a assembléia para tirada de pauta 2012/2013.
Na oportunidade, os trabalhadores nas indústrias da alimentação de São Gabriel debaterão e aprovarão os pontos de pauta que serão levados a negociação com os empresários do ramo da alimentação e receberão todas as informações sobre a campanha salarial 2012..
Maiores informações serão divulgadas neste blog, ou no blog da entidade:stiasg.blogspot.com.

Por Luiz Araújo

BAILE DO TRABALHADOR JÁ TEM DATA MARCADA EM BAGÉ!

Será no dia 5 de maio, no ginásio do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Bagé, com início programado para a meia noite, o tradicional Baile do Trabalhador.
Os convites poderão ser retirados na sede do sindicato ou nas empresas com um representante sindical. O Baile será para sócios e dependentes.
O STIA Bagé avisa a todos os trabalhadores que, como em anos anteriores, será pedido que cada um leve 1Kg de alimento não perecível(menos sal),
O total de alimentos arrecadados será repassado a entidades assistenciais de Bagé!
Por: Luiz Araújo

sexta-feira, 16 de março de 2012

PESQUISA DA CNTA E UFRGS SOBRE SAÚDE DO TRABALHADOR É DESTAQUE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO!

Audiência pública sobre segurança e saúde do trabalhador realizada dia 15 de março, na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, presidida pelo Senador Paulo Paim, debateu sobre os graves problemas enfrentados nos ambientes de trabalho, cujas condições inadequadas, com extensas cargas horárias e ritmo de produção acelerados, matam mais de 4 mil trabalhadores no Brasil por ano.
Na audiência, que contou com a presença de várias lideranças políticas e sindicais, representantes empresariais e do Governo Federal, a CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins esteve representada pelo Presidente Artur Bueno de Camargo, pelo coordenador político da sala de apoio da CNTA aos sindicatos da alimentação da região sul, Darci Pires da Rocha e Francesco Settineri, pesquisador do Instituto Itapuy, que em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a CNTA e os sindicatos de trabalhadores nas indústrias da alimentação de Alegrete, Bagé, Pelotas e São Gabriel, foi um dos responsáveis pelo Projeto TEIAS - Tecendo Estratégias Integradas de Ação em Saúde, um projeto de pesquisa sobre saúde do trabalhador de frigoríficos de carne bovina, cujos dados foram apresentados a todos os presentes.
Segundo a agência de notícias do senado divulgou no seu portal, os dados da pesquisa apontaram que frio, umidade, intoxicação, choques e barulho estão entre os maiores problemas enfrentados pelos trabalhadores.
Ainda segundo o estudo, 74% deles trabalham o tempo todo de pé; 67% fazem hora-extra e 44% chegam em casa relatando dores ou nível de cansaço insuportável.

Artur Bueno de Camargo também falou sobre os graves problemas de saúde do ramo da alimentação, especialmente no setor de frigoríficos, dado as condições adversas em que estes trabalhos são realizados e apresentou uma solução para diminuir esse grave problema.
- A saída é reduzir a jornada de trabalho para que possamos reduzir o número de acidentes! falou Artur!
Darci Rocha, fazendo uso da palavra falou que o resultado da pesquisa feita nos frigoríficos gaúchos aponta para um conjunto sinistro de fatores, além da jornada extensa de trabalho, que são responsáveis por esse quadro gravíssimo de vítimas de acidentes, de doenças profissionais que tem levado tantos trabalhadores a morte ou ao afastamento precoce de sua profissão.
Em entrevista ao Informativo On Line ele afirmou:
-O ritmo acelerado de produção, a falta de pausa intra jornadas, o assédio moral das chefias sobre os trabalhadores para aumentar a produção,   somado a uma jornada longa de trabalho, faz com que os trabalhadores adoeçam ou se acidentem, os números comprovam isso e são alarmantes. Além disso, quando esse trabalhador procura o amparo do INSS, muitas vezes é devolvido as empresas que não o recebe porque ele já não tem condições de produzir, assim o trabalhador entra em depressão o que agrava o problema de saúde, quando não leva ao óbito, inclusive por suicídio e muitas dessas mortes nem fazem parte das estatísticas. - Disse Darci.
Para os sindicalistas, o Governo Federal também tem responsabilidade sobre essa situação, pelo descaso com que trata o Ministério do Trabalho que não tem recursos e pessoal para fazer uma fiscalização adequada nas empresas.
Segundo o portal da agência de notícias do Senado, Paulo Paim afirmou que o objetivo desta audiência foi promover o debate em busca de soluções para esses problemas.
Por: Luiz Araújo

quarta-feira, 14 de março de 2012

CNTA ESTRANHA "RELAÇÃO HARMONIOSA" ENTRE OS CONCORRENTES BRF E MARFRIG EM AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE DEMISSÕES NO SETOR DE ALIMENTOS!!


Realizada nesta quarta-feira, dia 14 de março, na sala Alberto Pasqualini, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, audiência pública promovida pela Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, para tratar das demissões que vem ocorrendo no setor de alimentos.
 Foto: Galileu Oldenburg
Sob a coordenação dos Deputados Estaduais Valdecir Oliveira e Luiz Fernando Schmidt, estiveram presentes diversas entidades sindicais de trabalhadores da alimentação do Rio Grande do Sul, dentre elas a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, CNTA, que esteve representada pelo Coordenador político da sala de apoio aos sindicatos da alimentação da região sul, Darci Pires da Rocha.
Também estiveram presentes diversas autoridades políticas, entre elas o Prefeito de Bom Retiro do Sul, Celso Pazuch, município cujo risco de fechamento da unidade industrial, envolvida na troca de ativos entre a BRF e o Marfrig, com a consequente demissão de um grande número de trabalhadores, foram um dos motivos que levaram a realização da audiência pública.
Durante a sua intervenção, o Prefeito Celso Pazuch relatou as graves consequências sociais para Bom Retiro, caso a fábrica seja desativada e ressaltou a importância da luta dos trabalhadores, através do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Estrela e da CNTA para impedir a retirada de máquinas e a desativação da fábrica.
foto: Galileu Oldenburg
Darci Rocha falou sobre as demissões que vem ocorrendo nas indústrias da alimentação, sobre a situação de Bom Retiro do Sul e fez questão de ressaltar que a troca de ativos entre a BRF e a empresa Marfrig tem sido a principal preocupação pela atitude das duas empresas e pela forma pouco clara que vem sendo tratada.
-É estranho essa relação harmoniosa entre concorrentes como está ocorrendo entre a BRF e Marfrig nesta troca de ativos. Se a determinação do CADE foi para que a BRF se desfizesse de fábricas e marcas para que houvesse concorrência para não caracterizar monopólio no setor, é para que o comprador passe a produzir estabelecendo assim a concorrência, oferecendo ao consumidor outra opção de compra de produtos. Mas se quem vende a fábrica retira as máquinas e quem compra não tem interesse em produzir, a concorrência continua a não existir. Afirmou Darci!
Em nome da CNTA, Darci Rocha apresentou duas propostas a Comissão de Economia e Desenvolvimento sustentável com relação ao problema:
-Que seja enviado um ofício ao CADE pedindo a intervenção do órgão para que a empresa Marfrig seja impedida de adquirir os ativos da BRF, pois está claro que isso não atenderá a resolução do próprio Conselho; E que a BRF se abstenha de retirar quaisquer bens, incluindo o maquinário, mantendo o nível de emprego e produção dos ativos a serem vendidos, para que o comprador que adquirir esses bens possa produzir, estabelecendo concorrência a Brasil Foods.
Ao final da audiência os Deputados propuseram a criação de uma subcomissão para acompanhar o caso das demissões no setor. O Deputado Valdecir pediu ainda aos presentes que sejam encaminhados dados ao seu gabinete ou a comissão, no prazo de uma semana, para que seja solicitado ao CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica, esclarecimentos sobre o caso.
Por: Luiz Araújo


terça-feira, 13 de março de 2012

LANÇAMENTO DA CAMPANHA SALARIAL 2012 DA CNTA NO RIO GRANDE DO SUL JÁ TEM DATA PREVISTA!

Será em abril o lançamento da Campanha Salarial 2012 da CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins e sindicatos filiados, no Rio Grande do Sul.
Esse ano as atividades de lançamento serão regionalizadas. A primeira assembléia de lançamento está prevista para a região sul, na primeira semana de abril, em Pelotas, com dia, local e horário a serem confirmados. No dia 12 de abril, acontecerá nas missões, na sede da CASUSA, em Santo Ângelo, ao lado do SINTRIASA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Santo Ângelo e Região, às 18:30 hs.
Com o tema "VAMOS JUNTOS LEVANTAR O NOSSO SALÁRIO!", a CNTA e os sindicatos de trabalhadores da alimentação filiados pretendem conclamar a todos os trabalhadores das indústrias da alimentação do RS a unirem forças pela valorização da categoria, visando obter um reajuste salarial e condições de trabalho condizentes com a atual situação econômica brasileira, como a 6ª maior economia global.

Darci Pires da Rocha, coordenador político da sala de apoio da CNTA para a região sul, informou que serão confeccionados diversos materiais de campanha como panfletos, banners, camisetas e bonés, que serão distribuídos em todo o estado para mobilizar a categoria da alimentação na luta pela conquista de avanços em 2012.

-No nosso seminário de negociação coletiva, os números apresentados pelo DIEESE não deixam dúvidas quanto ao momento vivido pela economia brasileira, que apresenta um forte e contínuo crescimento, tanto que já é a 6ª maior economia do mundo e caminha para ser a 5ª. Somado ao crescimento do setor da alimentação no Rio Grande do Sul em 2011, está claro que esse é o momento de buscar um reajuste significativo para os salários e avançarmos na conquista da redução da jornada de trabalho, de melhores condições de saúde e segurança para a categoria. As empresas tem condições de remunerarem bem melhor os trabalhadores, mas é preciso que a categoria esteja unida e cobre de suas entidades representativas mais ousadia. declarou Darci, e concluiu -É importante que as entidades sindicais contemplem em suas pautas os números que já estão dados, como por exemplo, o índice de 14,75% do piso regional, e além disso, é preciso que estejam atentas a conjuntura que envolve as demais categorias em seus pedidos, para que o ramo da alimentação acompanhe os demais segmentos na luta por avanços para todos os trabalhadores.
Por Luiz Araújo