quarta-feira, 26 de agosto de 2015

TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA JBS, EM PASSO FUNDO, CRUZAM OS BRAÇOS EM DEFESA DE SEUS DIREITOS


                           

                 Trabalhadores e Trabalhadoras da JBS Friboi de Passo Fundo paralisaram suas atividades desde a tarde de ontem. Em Assembleia optaram por paralisar por duas horas a cada turno, e permanecerão em estado de greve até que a empresa reveja sua postura diante da negociação.

              Os trabalhadores estão em negociações do reajuste salarial há 3 meses e  o impasse se dá em razão dos percentuais oferecidos pela empresa, que não atendem á proposta do sindicato.

        A empresa ofereceu proposta de reajuste salarial de  8,40%, que significa um aumento real de apenas 0,06% diante das perdas ocasionadas pela inflação do período que é de 8,34%. O Sindicato, auxiliado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins), apresentou proposta de reajuste mínimo no valor de 10% para todos os salários.

                No estado de greve o trabalho continua normalmente, mas a greve propriamente dita pode ocorrer a qualquer momento. A proposta também abrange um pedido de reajuste no piso da categoria.

          O sindicato não afasta a possibilidade de Greve Geral e os trabalhadores e trabalhadoras, permanecerão paralisados até que a empresa se sensibilize para satisfazer suas a reivindicações.

          A situação local é agravada pela realidade nacional, onde sob o pretexto de reagir ao "ajuste fiscal" do governo federal, os frigoríficos têm alegado falta de matéria-prima, e além de não negociar de maneira justa na data base, promovem demissões em massa e fechamentos de fábricas em todo o país.

   
       Estas ações são contestadas pela Confederação que já cobrou uma posição do governo, tendo em vista que grandes grupos do setor são beneficiários de empréstimos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social BNDES, e precisam devolver ao povo a contrapartida social dos mesmos.

                   No Rio Grande o Sul a Entidade seguirá denunciando a atitude monopolista da JBS e apoiando a resistência dos trabalhadores em Passo fundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário