quinta-feira, 21 de maio de 2015

QUALIFICANDO LIDERANÇAS!

CNTA-Sul e STICAP realizam curso de Formação Sindical!


Foi realizado nos últimos dias 6, 7 e 8 de Maio no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe no Parque Cascata, em Pelotas, o curso de 'Expressão e Oralidade' para dirigentes sindicais promovido pela CNTA-Sul, sediado pelo Sindicato da Alimentação de Pelotas e ministrado pelo nacionalmente renomado Professor / Dramaturgo / Diretor / Ator de Teatro, Hélio Muniz.
Este curso possui sobre-importânica para Dirigentes Sindicais muito grande, pois propicia aos mesmos ferramentas para facilitar sua comunicação, seja em uma porta de fábrica, seja com os próprio companheiros de Sindicato, ou ainda, na militancia diária que é a vida de um Sindicalista.
Contando com a presença de Dirigentes Sindicais dos Sindicatos dos Trabalhadores nas Idústria da Alimentação de Bagé, Camaquã, Passo Fundo, Estrela, Dom Pedrito, Rio Grande, o STI da Panificação de Porto Alegre e a companheira Rose do Projeto de Economia Solidária de Pelotas, o curso que periodicamente é realizado em Pelotas, foi novamente um sucesso.
Durante os três dias de curso, professor Hélio Muniz, utilizando toda a sua experiência como Professor de Teatro, ensinou aos dirigentes sindicais variadas técnicas de respiração para melhorar a fala e o tom de voz, e promoveu oficinas onde os dirigentes aprendem a falar para um público, o uso de microfone, a articulação da fala, expressão corporal, e todos os detalhes que envolvem o ato da comunicação.
Nas palavras do Professor Hélio:
" - Normalmente o dirigente sindical possui um corpo muito 'preso', com dificuldades de expressão e de transmissão de uma dada mensagem. Realizamos um trabalho para que aos poucos ele possa se soltar mais, te mais confiança e com o tempo, se articular até o ponto em que falar em público, dar uma entrevista, falar em uma porta de fábrica, não seja um problema"
No curso também foram realizadas Oficinas de Debate com temas como a terceirização ou mais gerais como o alcoolismo. Estes debates tem o objetivo de atualizar e enriquecer as informações sobre os temas que fazem parte de bandeiras e da luta sindical, além de com o debate, os presentes poderem desenvolver mais suas capacidades de fala, expressão e raciocínio.
Em uma das oficinas também, os dirigentes tem suas falas gravadas em vídeo, e assim têm a oportunidade de "se verem" em um telão para que possam avaliar os seus erros e acertos no próprio discurso.
Porém a importância do curso vai muito além de um "falar e se expressar bem". Os três dias em que os dirigentes passaram no Parque Cascata também foi um importante momento do conhecimento da realidade dos outros Sindicatos de outras regiões, de troca de experiências e de descontração, do fortalecimentos de laços de amizades que são unidos não somente pelo ponto comum das lutas sindicais, mas também na busca e crença sincera de uma sociedade melhor e justa. Certamente para quem participou do curso foi uma experiência única de aprendizagem.
Postado no site: www.sticap.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário