quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A FORÇA DO ALEGRETE SE MANIFESTA!

Trabalhadores e trabalhadoras da Marfrig de Alegrete comparecem em peso a assembléia e manifestam apoio ao Sindicato na luta pela manutenção da sua maior indústria e pela preservação dos direitos dos trabalhadores!

Impressionante! Essa é a palavra que melhor define a assembléia realizada no dia de ontem, no salão quintana na Cidade de Alegrete, pelo comparecimento expressivo de trabalhadores e trabalhadoras e pelo belo exemplo de união da categoria com a sua entidade de classe em uma demonstração de apoio as suas lideranças sindicais, cuja força, raramente eu presenciei no movimento sindical.
Convocada pelo sindicato dos trabalhadores nas indústrias da alimentação local, a assembléia visava dar informações diretas e esclarecimentos sobre o andamento das negociações que estão ocorrendo no TRT - Tribunal Regional do Trabalho em Porto Alegre, entre lideranças dos trabalhadores da alimentação, representadas pelo Presidente do Sindicato local, Marcos Rosse e membros de sua diretoria, além da assessoria jurídica, e do coordenador político da sala de apoio da CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, Darci Pires da Rocha, com representantes da empresa Marfrig, e que estão sendo mediadas pela justiça do trabalho, com o acompanhamento de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério Público do Trabalho, negociações essas que buscam manter em operação a maior planta industrial do município, que conta com 620 trabalhadores diretos, sendo um dos pilares da economia da cidade e da região.
Para aqueles que apostavam em uma reunião tensa, dada a gravidade do problema, pelas inúmeras decisões equivocadas tomadas pela empresa, além das informações sem nexo, poucas é verdade, mas que acontecem pelas redes sociais com o intuito de tumultuar a situação, os trabalhadores e as trabalhadoras da Marfrig de Alegrete, juntamente com seu sindicato deram uma resposta a altura.
Conduzida pela liderança firme do presidente Marcos Rosse, em conjunto com sua diretoria, com o apoio de lideranças políticas locais que compareceram para apoiarem os trabalhadores, como os vereadores Carlos Alberto Dagostini Duarte e Celeni Viana, a assembleia transcorreu em um clima de absoluta cordialidade, com os trabalhadores e trabalhadoras participando ativamente com as mais variadas perguntas buscando informarem-se sobre o que realmente está ocorrendo.
Dessa forma, puderam ouvir de suas lideranças, conforme informou Marcos Rosse, que a empresa Marfrig apresentou uma proposta de manutenção por 12 meses de, no mínimo, 250 postos de trabalho, com a possibilidade de transferência de mais 120 postos de trabalho para outras unidades industriais (São Gabriel e Bagé) além de um plano de demissão voluntária para aqueles que, por livre vontade, não queiram mais permanecer trabalhando na empresa.
Marcos ainda informou que a proposta da empresa contém outros itens, mas que por tratarem-se de matéria de direito legal ou que integram a pauta de negociação coletiva, sendo que a negociação coletiva desse ano ainda nem ocorreu, já que a primeira reunião está marcada para o dia 10 de fevereiro, na sala de apoio da CNTA em Porto Alegre, esses pontos não valeriam a pena serem citados, concentrando a discussão nos pontos principais da proposta.
-Queremos deixar claro que o nosso papel principal é lutar para manter a indústria aberta e produzindo. Evidente que pela nossa vontade não só gostaríamos que continuassem os 620, mas que a empresa pudesse empregar o dobro, se fosse possível. Se apesar de toda nossa luta, não for possível a manutenção de todos na planta, lutaremos para que seja o maior número que conseguirmos nessa negociação e sem que os trabalhadores percam um só direito. Claro que em toda a negociação a patronal sempre tem propostas boas para eles, mas essa história de dizer que o sindicato vai negociar algo pra prejudicar trabalhador não existe. Disse Marcos! e acrescentou:


-Sabemos que essa negociação está sendo mediada pela justiça do trabalho e temos que ser honesto com todos vocês que nem sempre nas negociações nós conseguimos tudo o que queremos. Mas o importante é que estamos junto com os trabalhadores de São Gabriel, Bagé, com os demais Sindicatos através da nossa Confederação que está nos dando apoio e vamos lutar pelo melhor para todo mundo!
Representando a nossa Confederação, nosso presidente Artur Bueno de Camargo e nosso coordenador político da sala de apoio, Darci Rocha, que não puderam estar presentes, eu tive a honra de estar junto a categoria da alimentação de Alegrete, em especial os trabalhadores e trabalhadoras do frigorífico, ressaltando que a CNTA alí estava na condição de um soldado a mais sob o comando das lideranças da entidade sindical local, que é nossa associada e temos muito orgulho disso, lutando para que a vontade dos trabalhadores seja ouvida assim como seus direitos respeitados, não só pelos donos da empresa, mas como pelas autoridades locais estaduais e nacionais, cujo papel entendemos, não pode ser outro se não impedir que o poder econômico imponha seus interesses acima dos interesses sociais dos trabalhadores e da comunidade local, ainda mais para uma empresa que possui um aporte de dinheiro público significativo.
-Nossa Confederação, através do nosso presidente e sua diretoria, tem procurado levar aos órgãos governamentais como o Ministério do Trabalho, Ministério da Agricultura, além do CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica, denúncias sobre as atitudes da Marfrig com os trabalhadores de Alegrete. Além disso, como todos podem ver nas redes sociais, estamos disponibilizando meios de denunciar e de buscar solidariedade a vocês, junto a entidades do Brasil e do mundo. Informei! E conclui:
-Confesso que estou gratificado com essa demonstração de união e de apoio que vocês estão demonstrando ao sindicato, a pessoa do Presidente Marcos Rosse e sua diretoria e não tenho nenhuma dúvida que o exemplo que vocês estão dando aqui hoje, não só será fundamental para manter o nosso frigorífico, mas ajudará a outros trabalhadores a resistirem e não se submeterem a vontade de nenhuma empresa, pois o mesmo que a Marfrig está tentando fazer aqui, ela fez em outras cidades que, pela falta de união e luta, os empregos se perderam. Mas aqui no nosso Alegrete, por mais poderosos que eles acham que sejam, os donos da empresa vão aprender que não podem fazer o que eles querem.
Após vários questionamentos, o presidente Marcos Rosse, tendo recebido a manifestação de apoio da categoria para a negociação que continuará nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro no TRT, agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a assembléia.
Fica aqui o registro do meu agradecimento de ter presenciado essa assembleia, pois se em mais de vinte e cinco anos de lutas eu nunca tive dúvidas do quão necessária é a luta que travamos, é em momentos como esses que temos a certeza que além de necessária, a luta do movimento sindical, apesar de todas as dificuldades, vale muito a pena, pois a riqueza humana que esteve presente naquele salão é de um valor incalculável. Pena que a empresa Marfrig, com a visão turvada pelo afã do lucro fácil, não consiga enxergar que perder um  único trabalhador ou trabalhadora daqueles é um grande prejuízo. Pior pra eles!
Por: Luiz Araújo, com fotos de Marcos Rosse e Vera Pedroso do Portal Alegrete Tudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário