segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A CHAPA VAI ESQUENTAR PRO LADO DA MARFRIG!

CNTA Afins ameaça greve nacional para reverter demissão de 600 trabalhadores em frigorífico do RS



A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) protocolou na última sexta (16/1) ofícios no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e nos Ministérios do Trabalho e Emprego (MTE); e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em repúdio a ameaça de demissão de cerca de 600 trabalhadores do frigorífico Marfrig, em Alegrete (RS). A entidade, que representa 440 mil trabalhadores do setor no Brasil e cerca de 54 mil só no Estado do Rio Grande do Sul, pede a intervenção do governo para reverter a situação dos trabalhadores da região.

Para o presidente da CNTA Afins, Artur Bueno de Camargo, a justificativa de "falta de matéria-prima e necessidade de alto investimento em melhorias estruturais" por parte da Marfrig deve preocupar não só os trabalhadores, mas também governo e sociedade, já que a indústria (uma das principais do País) conta com incentivos e empréstimos públicos como o do BNDES.

"O dinheiro público foi investido nessa indústria e o mínimo que deveríamos cobrar em troca é a contrapartida social por parte da empresa. Não aceitamos essas demissões e nem como isso foi decidido e anunciado (durante férias coletivas), sem negociar com os trabalhadores e o sindicato local. Se o grupo Marfrig não rever essas demissões, a CNTA Afins não descarta a possibilidade de uma grande mobilização nacional dos trabalhadores ligados às unidades da Margrif, com possíveis paralisações", afirma Bueno.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Alegrete (RS), a medida atingirá até 2,5 mil pessoas.


Assessoria de imprensa:
Clarice Gulyas

2 comentários:

  1. Em dezembro de 2014, a Marfrig também suspendeu o abate e desossa na planta de Rio Verde – GO, dando férias coletivas a seus funcionários, no retorno das férias dia 12/01/15 os mais de 600 funcionários da unidade foram todos demitidos, apenas produção de Jerked Beef que está instalada no mesmo parque industrial foi mantida.
    A planta foi arrendada do Grupo Margem (recuperação judicial) em novembro de 2009, juntamente com as unidades de Rolim de Moura – RO e Paranaíba – MS que continuam com as atividades normais. O contrato de arrendamento que venceu em dezembro do ano passado, foi renovado depois de uma decisão judicial a favor da Marfrig, que mesmo diante deste fato decidiu suspender as atividades na unidade de Rio Verde – GO, que abatia uma média de 650 bovinos/dia, estando habilitada a exportar para União Europeia, Rússia, além de outros países.

    ResponderExcluir
  2. Imagino o que acontece na JBS Friboi, que o delegado da PF e ex-secretario nacional de segurança pública do Lula, Tuma Jr, chamou de "maior lavanderia de dinheiro sujo da america do sul"... Marfrig é tampinha...café pequeno!

    ResponderExcluir