segunda-feira, 5 de agosto de 2013

TRAÇANDO RUMOS! RAMO DA ALIMENTAÇÃO SE REÚNE NA SALA DE APOIO COM PRESIDENTE DA CNTA!

Aconteceu neste dia 3 de agosto, na sala de apoio da CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, reunião entre as entidades filiadas a Confederação contando com a presença de Artur Bueno de Camargo, Presidente da Entidade e Artur Bueno de Camargo Júnior, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Limeira, que vieram ao Rio Grande do Sul para prestigiarem a comemoração dos 100 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Panificação de Porto Alegre.
Aproveitando a presença do dirigente nacional do ramo, as entidades debateram a atual conjuntura nacional e estadual do ramo da alimentação, expondo o andamento das negociações em 2013 e as dificuldades encontradas até agora.
Artur fez uma análise da situação nacional do ramo e falou das preocupações com o momento político instável que vive o Brasil, mas vê nos protestos apenas consequência de um sistema perverso de pouca valorização da classe trabalhadora.
-Nós entendemos que estamos diante de um quadro preocupante, nunca antes visto em termos de iniciativa popular, surpreendente mesmo, mas que é reflexo de um sistema capitalista que, realmente, não valoriza a classe trabalhadora, pois os governos só atendem ao interesse do capital deixando de lado as necessidades sociais, como é o caso da escola, hospitais, segurança. Entendo que devemos estar cada vez mais ao lado da luta e dos anseios dos trabalhadores até que o governo atenda aquilo que é de interesse dos trabalhadores, como a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário e tantas outras reivindicações que não temos conseguido avançar! disse Artur.
Darci Rocha, coordenador político da sala de apoio da CNTA para a região sul, falou sobre as lutas da categoria no Rio Grande do Sul e disse que, apesar das dificuldades o ramo tem demonstrado força, graças ao grande trabalho de base realizado pelas entidades ligadas a CNTA e pela unidade entorno da campanha salarial em curso.
-O trabalho das entidades tem sido fundamental, pois temos tido o respaldo dos trabalhadores nas negociações e isso ajuda muito para que cheguemos a índices mais favoráveis. disse Darci!
Durante os debates que se seguiram, todas as entidades ressaltaram a importância da união do ramo a nível nacional através da CNTA, pois entendem que só com a unificação das lutas da categoria da alimentação conseguirão atingir o objetivo de bem representar o interesse dos trabalhadores.
Por: Luiz Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário