sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CNTA REALIZA O MAIOR CONGRESSO DE TRABALHADORES DA ALIMENTAÇÃO DO BRASIL!

Presidente da CNTA discursa na Abertura!
Realizado na Cidade de Luziânia, no CTE da CNTI, entre os dias 20 e 22 de setembro de 2011, à CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins presidiu o V Congresso Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Brasil que contou com a presença de entidades e trabalhadores de todos os estados brasileiros, onde foram debatidos temas como estrutura sindical, saúde do trabalhador e políticas gerais do ramo que deverão pautar os rumos da categoria para os próximos quatro anos.
Senador Paim dá posse a nova Diretoria
A abertura que contou com diversas autoridades, dentre elas o anfitrião, José Calixto Ramos, presidente da CNTI, teve como ponto alto a posse da nova Diretoria da CNTA em uma cerimônia comandada pelo Senador Gaúcho Paulo Renato Paim, que em nome dos trabalhadores declarou empossado o Presidente Artur Bueno de Camargo e demais integrantes para o mandato 2011/2015.

A delegação do Rio Grande do Sul esteve presente com um grande número de integrantes e com grande representatividade, contando com lideranças dos sindicatos de trabalhadores da alimentação de Alegrete, Bagé, Camaquã, Estrela, Alimentação Porto Alegre, Panificação, Passo Fundo, Pelotas, São Gabriel e Venâncio Aires.
estudo das teses
No evento organizado pelo trabalho competente da equipe de funcionários de todas as estruturas da Confederação, foi apresentada uma análise de conjuntura geral sobre questões econômicas (DIEESE), bem como de políticas gerais, que enriqueceram os debates e as propostas que foram a plenária.

 Dentre as propostas aprovadas e que passarão a integrar o plano de lutas nacional da Confederação, as entidades sindicais do Rio Grande do Sul colaboraram com pontos importantes como a proposta de uma campanha salarial nacional unificada para o ramo, ações civis públicas contra empresas que desrespeitam as normas de segurança e saúde dos trabalhadores e a criação de um Serviço Nacional de Proteção ao Crédito Trabalhista para impedir que empresas que possuem débitos com os trabalhadores tenham direito a financiamento público e incentivos fiscais até que tenham seus débitos quitados.

debates das teses
votação
Ainda durante o V Congresso, outras importantes decisões foram tomadas como a escolha da comissão nacional de negociação do setor de frigoríficos, onde dentre seus membros foram eleitos Darci Rocha, coordenador político da sala de apoio da CNTA da Região Sul e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Pelotas e Região, Luiz Carlos Cabral Jorge, presidente do STIA Bagé e Renato Borges Oliveira, presidente do STIA Porto Alegre. Já para a comissão de ética da CNTA, foi eleito como membro titular Waldir Canibal de Ávila, presidente do STI Panificação de Porto Alegre.
Conselho de ética CNTA

No encerramento do Congresso que culminou com um jantar, o presidente Artur Bueno de Camargo fez questão de agradecer a presença de todas as delegações e de cada trabalhador e trabalhadora. - Em nome da CNTA, quero deixar o meu agradecimento em meu nome e em nome da Diretoria de nossa Confederação a todos os presentes, pelo esforço de se deslocarem de seus locais de origem para estarem dando suas contribuições neste V Congresso. Tenham certeza que o trabalho de vocês, a riqueza dos debates e a unidade aqui demonstrada, nos enchem de energia para que possamos, realmente, trabalhar cada vez mais em defesa da classe trabalhadora. Declarou Arthur.
Falando em nome das entidades sindicais do Rio Grande do Sul, Darci Rocha exaltou a realização do V Congresso Nacional da Categoria. - Queremos dizer que para nós do Rio Grande do Sul é uma honra estarmos aqui com todas as demais entidades do Brasil, trazendo a nossa contribuição, participando de um debate fraterno onde não houve vencidos, mas apenas vencedores que são os trabalhadores da alimentação do Brasil.
 equipe de trabalho da CNTA
equipe de trabalho da CNTA
equipe de trabalho CNTA
Queremos agradecer imensamente a todos companheiros e companheiras por essa oportunidade, a toda equipe de trabalho da nossa Confederação pela organização, competência e pela dedicação e carinho com que fomos recebidos e tratados durante o evento. Tenham certeza que os trabalhadores da alimentação do Rio Grande do Sul saem daqui mais enriquecidos e com mais disposição para trabalharem pela nossa Confederação e para lutarem por conquistas para a classe trabalhadora. Está de parabéns a diretoria da CNTA e o companheiro Artur pela liderança e capacidade de unir o ramo da alimentação. Afirmou Darci!
Plenária do V Congresso Nacional

Por: Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário