quarta-feira, 9 de março de 2011

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DO PROJETO TEIAS GANHAM REPERCUSSÃO!

Realizadas as audiências públicas do Projeto T.E.I.A.S. - Traçando Estratégias Integradas de Ação em Saúde, nas quatro Cidades onde foram feitas as pesquisas com os trabalhadores do ramo de frigoríficos (Alegrete, Bagé, Pelotas e São Gabriel), a CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins e os representantes da URFGS - Universidade Federal dos Rio Grande do Sul, apresentaram as comunidades os dados coletados demonstrando a gravidade do problema de doenças profissionais que atingem os trabalhadores submetidos as atuais condições de trabalho deste setor.
Segundo o pesquisador Paulo Albuquerque, o excesso de jornada de trabalho, aliado a condições insalubres e ergonômicas inapropriadas, compõem um cenário que leva ao aumento de trabalhadores afastados do setor produtivo por doenças e lesões.
Segundo Darci Pires da Rocha, um dos coordenadores da sala de apoio da CNTA na região sul, os dados das pesquisas serão levados a autoridades para que medidas sejam tomadas em proteção ao trabalhador.
O sistema produtivo não pode continuar lucrando as custas da saúde dos trabalhadores, é preciso que o ambiente de trabalho seja saudável para que o trabalhador possa garantir o seu sustento e o de sua família sem o comprometimento de sua saúde, afirmou Darci!
Na base do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Pelotas, na Cidade de Capão do Leão, uma das plantas do Frigorífico Marfrig foi interditada em uma ação conjunta do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e do INSS que constataram as péssimas condições de trabalho no local, confirmando as denúncias da entidade e dos dados da pesquisa.
Por:Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário