sexta-feira, 2 de agosto de 2013

LUTA CENTENÁRIA!

(*) Sebastião Nunes Pinto
 Estou a quase três décadas na categoria, como associado e dirigente do STI – Panificação Laticínios e Chocolate etc. de Porto Alegre
Quando dos seus oitenta anos escrevi uma matéria a qual reproduzo alguns tópicos, pois vinte anos se passaram e meu orgulho é cada vez maior.
No dia 03/08/2013 completaremos cem anos de efetivo funcionamento, sem contar a fase embrionária (de oito anos) desde 1905, como "Sociedade de Resistência Padeiral". Em 1906 já era União dos Empregados em Padaria. A seguir, Liga Padeiral e, finalmente, Sindicato dos Padeiros.
No decorrer dos anos funcionou sob a tutela de anarquistas , comunistas e socialistas, até atingir uma plena democracia, onde passaram a atuar, juntos, todas as correntes e seguimentos da categoria.
São apenas partículas de nossa trajetória como entidade, onde inúmeros companheiros fizeram parte dessa profícua e gloriosa história .
Nos últimos anos voltamos a participar ativamente do processo político e das lutas da CNTA – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins, de onde jamais deveríamos ter nos afastado.
Também tivemos um enorme avanço com relação ao lazer dos trabalhadores da categoria, culminando com a inauguração da Colônia de Férias, um complexo dos mais modernos do Brasil, principalmente no que tange a requisitos ecologicamente corretos e muito conforto, destinado ao ócio dos companheiros e suas respectivas famílias.
Eu poderia enaltecer essa entidade centenária, uma das poucas com semelhante trajetória no país. No entanto, avoquei a mim escrever a passagem de seus dirigentes de maneira agradável e engraçada, traduzindo em dois livros já editados e um terceiro em andamento, completando a trilogia. Sinto-me gratificado e realizado por isso. Concluo que uma pessoa bem-humorada pensa com o cérebro e sente com o coração.

Brilho eterno e vida longa a essa querida entidade!
(*) Vice-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Panificação de Porto Alegre - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário