sexta-feira, 3 de junho de 2011

LUCRO X MEIO AMBIENTE!

charge blog do nikoska
Nesses últimos meses, a Câmara dos Deputados, viveu um verdadeiro bombardeio, de um lado os defensores da natureza, e do outro, os comprometidos com os capitalistas gananciosos, que só visam o lucro, sem se importar com as conseqüências.

Os discursos foram os mais variáveis e contraditórios possíveis, com muitos disfarces até mesmo com afirmações de punir quem desmatou ilegalmente e estabelecer critérios para preservação das matas nas margens dos rios. Com recomposição e comprometer o desenvolvimento do país.

Como se, para desenvolver fosse preciso destruir a natureza.

Um dos pontos muito debatido que me chamou a atenção, foi à questão dos estados e municípios, terem ou não legitimidade para decidir sobre o meio ambiente.

O projeto aprovado na Câmara dos Deputados vai para o Senado, nós não vimos nenhuma mobilização maior dos poderes Executivos e Legislativos dos Estados e Municípios na Câmara Federal.

Esperavamos que houvesse no Senado um interesse maior, principalmente dos Municípios em reivindicar o poder para atuar sobre o Meio Ambiente.

Nós que residimos na cidade de Limeira, já tivemos a decepção de ver lei que proibia as queimadas, ser derrubada por uma liminar no TST Tribunal Superior do Trabalho sob alegação de falta de legitimidade do Município para fazer Lei Ambiental.

Hoje em pleno século XXI, continuamos tendo que conviver com as queimadas, principalmente nos canaviais, que devastam a natureza, poluem o ar, prejudicam a saúde das pessoas com as fuligens e deixam a cidade suja, aumentando o consumo de água.

Sempre defendi e continuarei defendendo a descentralização do poder, entendo que, quanto mais próximo da população, maior será a possibilidade de tomar as decisões acertadas, e, será melhor fiscalizada pela população. 

Mesmo porque a estrutura fiscalizada em nosso país deixa muito a desejar, exceto o setor de arrecadação, “este é quase perfeito”.

Convido toda população para juntos defendermos leis que garanta o desenvolvimento sustentável com a preservação da natureza, para uma boa qualidade de vida a todos. 


(*) Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (CNTA) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Limeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário