sexta-feira, 19 de junho de 2015

NEGOCIAÇÕES SE INTENSIFICAM NO MÊS DE JUNHO


No dia 16 de junho de 2015, na Sala de Apoio da CNTA Sul ocorreram várias rodadas de negociações com diferentes empresas mobilizando vários sindicatos do ramo da alimentação a fim de fazer avançar as conquistas dos trabalhadores no Rio Grande do Sul.

A primeira reunião aconteceu com a empresa JBS, onde não houve avanços, pois a empresa limitou-se a oferecer a reposição da inflação. Os trabalhadores da alimentação propõe um reajuste de 16% .

Darci Pires da Rocha, afirmou também que" além das cláusulas econômicas os sindicatos também exigem cláusulas específicas, principalmente, aquelas relativas às mulheres que lhes deem a garantia da liberação para realização de exames específicos, tais como os de colo de útero e mamografia.  O ramo da alimentação é preponderantemente composto por mulheres e precisamos garantir a ampliação dos direitos de todas as trabalhadoras."

Dados do DIEESE apontam para um aumento de 30% nas exportações do setor avícola, incrementado pela alta do dólar, o que comprova que este setor está num momento de grande ascensão econômica, o que não justifica a proposta rebaixada apresentada na mesa de negociação.

Mas não houve avanços ficando uma nova reunião marcada para o dia 30 de junho de 2015.






As propostas da AMBEV e a Alimentação Geral também frustraram as expectativas dos representantes dos trabalhadores apresentando índices que se limitam a repor a inflação do período com poucos avanços nas cláusulas econômicas e sociais.






O coordenador da Sala de Apoio da CNTA Sul, afirmou que os sindicatos seguirão pressionando para que haja avanços significativos nas propostas apresentadas pelos sindicatos patronais, e caso isto não ocorra, os trabalhadores organizarão grandes mobilizações para lutar pelas conquistas necessárias.

"A conjuntura está muito difícil para os trabalhadores, caracterizada pela retirada de direitos históricos. O mesmo não tem ocorrido com a indústria que tem se beneficiado, além das isenções, com o dólar em alta o que beneficia seus ganhos no último período".

No final do mês de junho ficaram agendas novas rodadas na busca da ampliação dos direitos dos trabalhadores. 

Por: Daniela Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário