quinta-feira, 15 de maio de 2014

GREVE NA AMBEV! TRABALHADORES DE MANAUS CRUZAM OS BRAÇOS POR TEMPO INDETERMINADO!

Sem avanço nas negociações para o acordo coletivo de 2014, trabalhadores da Ambev de Manaus (AM) cruzaram os braços na noite desta quarta (14/5), após assembleia com o sindicato da categoria. Entre as principais reivindicações estão o piso salarial de R$ 1.500, reajuste acima da inflação e a criação de uma política nacional de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Apesar de ter se reunido com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Bebidas de Manaus (STIBAM) nos dias 13 e 14 de maio, a patrocinadora da Copa do Mundo não apresentou proposta aos trabalhadores, que não têm previsão de quando voltam às atividades.
De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins), que está coordenando a greve junto ao sindicato, uma campanha nacional de boicote aos produtos da Ambev e uma denúncia em nível internacional poderão ser realizadas caso a empresa não atenda as reivindicações dos trabalhadores. Segundo o presidente da CNTA Afins, Artur Bueno de Camargo, os trabalhadores de Manaus estão há dois anos sem reajuste salarial. Aproximadamente 80% dos trabalhadores aderiram ao movimento até o momento.
“Entendemos que o ponto principal é buscar respeito para com os trabalhadores. E essa unidade de Manaus não respeita os trabalhadores. O segundo ponto é que já fazem 24 meses que não há nenhum reajuste salarial e as condições de trabalho são péssimas. Por isso, os trabalhadores decidiram deflagrar essa greve e continuar com a paralisação até que a empresa passe a respeitá-los e, ao mesmo tempo, atender as reivindicações. Nós entendemos que não teve outro caminho porque depois de várias tentativas de negociação com a empresa, ela disse que não iria apresentar nenhuma proposta”, comenta Bueno.

“Nós solicitamos a todos os sindicatos que representam os trabalhadores da Ambev do Brasil que suspendam as negociações até que seja resolvida a questão de Manaus porque no elenco de reivindicação dos trabalhadores de Manaus há cláusulas nacionais, com benefícios que podem ser estendidos aos demais trabalhadores. Esperamos que a empresa abra negociação imediatamente. Se ela não abrir negociação nós iremos tomar outros caminhos, como boicote ao produto e denúncia internacional.”, conclui o presidente da CNTA Afins.
Tabela comparativa de salários nas unidades da AMBEV em todo país

Por: Clarice Gulyas

Nenhum comentário:

Postar um comentário