quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

JANEIRO! SALA DE APOIO DA CNTA A TODO VAPOR!

ATIVIDADES REALIZADAS CONTARAM COM AMPLA PARTICIPAÇÃO DAS ENTIDADES!
O ano de 2014 começou com muitas atividades para as entidades ligadas a sala de apoio da CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins.
Nos dias 15 e 16 de janeiro as entidades estiveram reunidas em Porto Alegre realizando diversas atividades de grande interesse para os trabalhadores do ramo da alimentação do Rio Grande do Sul.
Na quarta-feira, dia 15, a primeira atividade realizada foi a reunião da comissão de organização do IV Torneio Integração que, esse ano, será realizado na Cidade de Pelotas.
A comissão formada pelo  Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Pelotas, Lair de Mattos, o diretor de comunicação da mesma entidade, Clovis Rogério, o diretor do Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Camaquã, Marcos Vinicius e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Alegre, Marcos Antonio Rosse trabalhou na elaboração do regulamento e organização das modalidades a contarem com a participação dos trabalhadores e trabalhadoras que terão futsal masculino e feminino, futsete, canastra, musicanto.

OUTRA ATIVIDADE
Ainda no dia 15 de janeiro, lideranças de diversas entidades do estado estiveram reunidas na sala de apoio da CNTA para uma reunião com o Presidente Artur Bueno de Camargo, onde foram discutidos diversos temas sobre a situação política do Brasil e as perspectivas para 2014.
Na oportunidade Artur debateu a questão envolvendo a tentativa de quebra da unicidade sindical com a tentativa de legalização de entidade de 3º grau no ramo da alimentação, desrespeitando frontalmente a constituição federal que mantém a unicidade sindical dentro da estrutura sindical vigente.
Artur reafirmou a posição da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins pela defesa intransigente da unicidade sindical e condenou a tentativa de divisão dos trabalhadores para atender interesses políticos pessoais.
-Está na hora da organização dos trabalhadores reagir e mostrar ao MTE - Ministério do Trabalho e Emprego que, além de estar afrontando a legislação, já que a quebra da unicidade contraria a legislação maior do país que é a constituição federal, a divisão da classe trabalhadora com esses reconhecimentos de entidades é um desrespeito a opinião da maioria das entidades e dos trabalhadores brasileiros que não querem a quebra da unicidade sindical e desafiamos o MTE a promover audiências públicas em cada estado brasileiro para consultar as entidades sindicais que fazem parte da verdadeira estrutura sindical brasileira se eles realmente querem a quebra da unicidade sindical. Afirmou Artur!
Durante as manifestações que se seguiram, as lideranças presentes reafirmaram o compromisso de lutarem pela manutenção da unicidade e apoio a CNTA nessa empreitada.

EM TEMPO!
Após essa reunião, a CNTA, através de seu departamento de divulgação e imprensa, publicou um vídeo com a palavra do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias sobre o tema, onde afirma que a sua posição e de seu partido é pela unicidade sindical e orientou a CNTA a impugnar qualquer tentativa de criação de entidades desse tipo, afirmando que, constatada a quebra da unicidade, o MTE não concederá registro a entidades paralelas.
Para ver o vídeo clique aqui

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA QUEBRA DA UNICIDADE SINDICAL?
A quem interessa a quebra da unicidade sindical? Ao conjunto da classe trabalhadora ou ao interesse político e financeiro particular de pessoas?
Será mesmo um anseio, uma reivindicação dos trabalhadores ter duas, três ou mais entidades sindicais do mesmo ramo em uma mesma cidade, estado ou país para que ele possa escolher qual aquela que ele quer se associar?
Fala sério! Quem conhece um pouco da vida de um sindicato sabe que, mesmo tendo uma única entidade sindical da categoria, já não é fácil fazer com que o trabalhador esteja ligado a sua entidade sindical!
Primeiro porque a campanha patronal, da mídia e de muitos membros de órgãos judiciais e governamentais para distorcer o papel e denegrir a imagem de sindicatos e sindicalistas por si só já é absurda. 
Segundo que quando isso não funciona, o uso da coação e da força contra aqueles que insistem em se associar, ou denunciar algo a sindicatos, é empregue na maior cara de pau contando com complacência da mídia e a inércia das autoridades.
Se tem uma coisa que ninguém ignora é que empresas de qualquer ramo ou categoria, do Brasil de norte a sul, todos os dias, desrespeitam a legislação brasileira de A a Z, de fiscal a tributária, e a trabalhista então nem se fala.
Pois bem! Não se vê um programa de rádio ou TV, uma matéria de revista, jornal ou site inquirindo quando esses desrespeitos terão fim, quando é que vão botar empresários na cadeia, etc, etc, etc. Agora, deixa uma categoria entrar em greve pra ver? Aí não faltam matérias na mídia mandando bater, mandando prender, "esclarecendo" a população como um "bando de desocupados" atrapalha a vida de todo mundo. Nessas horas aparecem as autoridades dispostas a "mediar" para acabar com o problema, sentenças que, a favor do trabalhador levam 2 anos, para o empresariado não ser "prejudicado" saem em 2 horas e por aí vai.
O fato é que lutar contra tudo isso, unidos, já não é fácil para os trabalhadores, será que divididos a coisa fica melhor?
Temos hoje no país um número expressivo de centrais sindicais de trabalhadores, e em que pese reconhecermos os esforços e a luta de cada uma delas, qual foi a grande conquista, em termos de direitos trabalhistas, que o fato de haver tantas entidades nos trouxe? Redução da jornada de trabalho? Fim do fator previdenciário? Fim das práticas anti sindicais?
Pegando um gancho em ano de copa do mundo, mas parece que a patronal unida, em uma única FIERGS, em uma única FIESP ou em uma única CNI, tá nos dando uma goleada, porque o que aparece de precarização e retirada de direitos dos trabalhadores, como banco de horas, trabalho temporário, terceirização ou contrato de curta duração.....???
Sei não, mas nesse caso da quebra da unicidade sindical, está na hora de muito sindicalista, que é a favor, fazer como o personagem da propaganda da "geladeira consul" que arrumou um "personal trainer" pra esposa... Não quer pensar melhor? 
"Tá moscando em filho!"

CAMPANHA SALARIAL 2014!
No dia 16 de janeiro as entidades sindicais ligadas a CNTA estiveram reunidas no auditório do CPERS - Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul, onde foi realizado a 1ª etapa do seminário de negociação coletiva para elaboração de material e tirada de estratégia para a campanha salarial 2014.
Esse seminário que contou com a presença do sociólogo Luiz Marques da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, dos economistas do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos, Iara Welle e Ricardo Franzoi, do Presidente da CNTA Artur Bueno de Camargo, além de um número muito expressivo de lideranças sindicais do ramo da alimentação de todo o estado, teve a figura de Darci Rocha, como coordenador político da sala de apoio da CNTA a frente dos trabalhos.
Ao longo do dia, durante os debates após as análise de conjuntura e dos números com as perspectivas econômicas apresentadas, as entidades do ramo da alimentação do Rio Grande do Sul deliberaram sobre números e cláusulas que faram parte da pauta a ser encaminhada a patronal, além da arte para a confecção do material audiovisual da campanha salarial 2014, cujo tema estará lincado ao evento da copa do mundo que será realizada no Brasil.


Por: Luiz Araújo/Fotos Marcos Rosse


Nenhum comentário:

Postar um comentário