quarta-feira, 10 de outubro de 2012

DATAS SIGNIFICATIVAS!




Os dias 8 e 9 de outubro são datas de grande significado para a história mundial e para aqueles que lutam por justiça social e liberdade.

São datas, dias, momentos contados pelos ventos, pelos rios, pelos caminhos das décadas, pelas sombras que foram inundadas pelo ouro do sol. 



 Zapata
Em 1919, no dia 8 de outubro, Emiliano Zapata, foi crivado de balas no México... E, anos depois, o sonho de justiça ainda permanece vivo. 
Em 1934, no dia 8 de outubro, mataram Augusto César Sandino, na Nicaraguá. Queria ele a sua Pátria livre e com os olhos para o horizonte da justiça.
 
 Sandino
 Guevara

E no mesmo dia, 8 de outubro do ano de 1967 foi preso na Bolívia, na quebrada de Yuro, por 1700 soldados, Ernesto Che Guevara.

Um dia depois, 9 de outubro, ele foi assassinado em La Higuera, por ordens de generais bolivianos. O seu corpo nos deixou... Os seus ideais continuam vivendo.

Zapata, Sandino e Guevara caíram em emboscadas, traídos, e, por coincidência com a mesma idade, prestes a completarem quarenta anos.
 

Para Eduardo Galeano “os três, latinos-americanos do século 20, compartilharam o mapa e o tempo. E os três foram castigados por se negarem a repetir a história”.

Creio que Zapata, Sandino e Guevara são pontas da mesma estrela, fogos do mesmo chão... vozes das mesmas gargantas.
(*) Texto transcrito do Facebook, escrito por Paulo Renato Paim, Senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário