terça-feira, 3 de março de 2015

SEMANA MOVIMENTADA NA SALA DE APOIO

Semana passada foi bem movimentada a atuação da sala de apoio com o movimento sindical dos trabalhadores da Alimentação do Rio Grande do Sul.
No dia 25 aconteceu a segunda reunião de negociação entre os sindicatos de Alegrete, Bagé, Pelotas e São Gabriel que possuem industrias frigoríficas da Marfrig em suas bases, com os representantes da empresa.
A reunião que foi mediada pelo coordenador político da sala de apoio da CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, Darci Pires da Rocha, não evoluiu porque a patronal não apresentou nenhum avanço na proposta apresentada na primeira reunião.
Dirigentes sindicais presentes a reunião manifestaram preocupação com a pouca disposição da empresa em modificar os números iniciais apresentados, que contemplam, basicamente o INPC.
Para a próxima reunião, marcada para o dia 24 de março, na cidade de São Gabriel, Darci Rocha espera um avanço significativo na proposta patronal.
-Nossa expectativa é que a empresa Marfrig apresente uma evolução na sua proposta, porque até agora o que nos foi apresentado não condiz com o cenário muito bom que foi o mercado da carne em 2014 e nem com a perspectiva altamente positiva que todas as análises do setor fazem para 2015. Disse Darci!
-Todas as manifestações que temos recebido dos trabalhadores é de descontentamento com a pouca valorização demonstrada pela empresa nas suas propostas. Seria bom os negociadores apresentarem números mais condizentes com as condições econômicas do setor da carne, sem tentarem empurrar uma responsabilidade que não cabe ao trabalhador. Em 2014 o mercado exportou muito e 2015 tem tudo para ser melhor ainda segundo as projeções, por tanto, não há motivos para que a Marfrig não valorize os trabalhadores.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

No dia 26 foi a vez da formação sindical ser tema de debate na sala de apoio. Durante todo o dia, lideranças sindicais dos trabalhadores da alimentação de várias cidades estiveram debatendo temas e decidindo um calendário para a realização de cursos de formação sindical em todas as entidades ligada a CNTA no Rio Grande do Sul.
A primeira atividade já está programa para a Cidade de Passo Fundo, nos dias 09 e 10 de abril de 2015.
A coordenação das atividades de formação estiveram a cargo dos dirigentes sindicais de Pelotas, Lair de Matos e José Mario Schiavon.
Por: Luiz Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário