quarta-feira, 2 de abril de 2014

AÇÃO DA CNTA É DESTAQUE NACIONAL!

MATÉRIA DO SITE EXTRA-GLOBO DESTACA LUTA DA ENTIDADE NO SETOR DE BEBIDAS!

Toda movimentação da CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, juntamente com suas entidades filiadas em todo Brasil, por melhores condições de salários e de trabalho no setor de bebidas, principalmente envolvendo a fabricante  das marcas de cervejas mais vendidas do país (AmBev), ganha repercussão e é destaque no noticiário nacional.
foto: site extra-globo de Marco Antonio Teixeira
Segundo o site extra-globo, caso a empresa mantenha a postura de não abrir negociações com a categoria, existe a possibilidade de uma greve e de boicote aos produtos da companhia prejudicando a produção durante a copa do mundo, da qual a referida empresa é uma das principais patrocinadoras.
Dentre as reivindicações dos trabalhadores está um piso de R$ 1.500,00, cestas básicas, transparência nos programas de participação de lucros, além de ações concretas para redução de doenças profissionais e acidentes do trabalho.
A Confederação que recentemente promoveu um encontro nacional do setor de bebidas em Brasília, tem se destacado nacionalmente por sua luta em favor da saúde e melhoria das condições de trabalho do setor frigorífico, onde foi uma das artífices da criação da NR 36 - norma regulamentadora voltada para o setor, e tem liderado um trabalho pioneiro em parceria com órgãos governamentais como Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego, para que a mesma seja implementada em todas as indústrias frigoríficas do país.
Para Darci Rocha, coordenador da sala de apoio da CNTA para os sindicatos de trabalhadores da alimentação da região sul do Brasil, o grande desafio agora é estender esse trabalho a todos os trabalhadores e trabalhadoras dos demais segmentos do ramo da alimentação.
-É uma tarefa árdua a do companheiro Artur Bueno de Camargo e sua diretoria, pois o ramo da alimentação, em todos os seus segmentos, tens inúmeros problemas com condições extremamente precárias que levam a classe trabalhadora ao adoecimento, quando não ao óbito, causando um prejuízo incalculável a sociedade como um todo, isso sem falar nas desigualdades acentuadas de direitos entre trabalhadores de uma mesma empresa ou que desenvolvem atividades similares, por todo o Brasil. No entanto, essa tarefa está sendo enfrentada com muita coragem e competência pela nossa Confederação, graças a liderança do companheiro Artur e sua diretoria. Disse Darci!  
-Queiramos ou não, hoje vivemos em um mundo globalizado. Mas infelizmente, quando se trata dos trabalhadores, os empresários só "globalizam" os deveres, já os direitos querem tratar "caso a caso", conforme declarou a AmBev, na referida matéria do Extra-Globo.
Já que os empresários se recusam a globalizar os direitos de trabalhadores e trabalhadoras, nossa Confederação globaliza a luta. É o que temos afirmado por onde vamos, a CNTA é, verdadeiramente, uma entidade de luta, e a prova maior está aí!
Por: Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário