terça-feira, 26 de abril de 2011

FUSÃO DE EMPRESAS PREOCUPAM SINDICATOS E A CNTA!

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação e Afins de Limeira e região Artur Bueno Júnior esteve ontem (19/04) em Brasília para uma reunião com o deputado federal Leandro Vilela, do PMDB de Goiás. Ele preside a sub-Comissão da Câmara criada para tratar da fusão entre as empresas Citrosuco e Citrovita.

A fusão aguarda aprovação do CADE (conselho administrativo de defesa econômica). Unidas, as duas empresas que hoje são a segunda e a terceira do mercado mundial de suco de laranja passarão ao primeiro lugar, com faturamento de R$ 2 bilhões ao ano e 45% do mercado mundial. O temor do Sindicato é a possibilidade de demissões provocadas pelo processo de fusão.

Em Limeira, a Citrosuco-Fisher possui uma indústria em Limeira-SP com cerca de 400 funcionários, sendo que a Citrovita-Votorantin tem uma fábrica em Araras-SP com mais 400 trabalhadores. “A nossa preocupação é que o grupo  feche uma delas, se a fusão não for imbuída do interesse público e a responsabilidade social”, afirmou Bueno.

Junto ao deputado, o sindicalista pediu que a sub-Comissão cobrasse mais informações das empresas. Hoje, elas se negam a passar qualquer dado do processo, trazendo insegurança aos trabalhadores. Além disso, foi pedida a realização de audiências públicas para tratar do tema.

O deputado se comprometeu a levar adiante estas duas reivindicações. “Agora, estaremos em todas as reuniões da sub-Comissão e vamos acompanhar de perto esta fusão. Estão em jogo 400 empregos na nossa região”, finalizou Artur.

A sub-comissão da Câmara também trata das fusões das empresas Perdigão e Sadia, JBS e Bertini, Marfrig e Seara. Também participou da reunião em Brasília o presidente da CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação) Artur Bueno de Camargo.

Por: ANDRÉ MONTANHER 

Nenhum comentário:

Postar um comentário