quinta-feira, 29 de julho de 2010

SINDICATO DA ALIMENTAÇÃO DE ROSÁRIO DO SUL FECHA ACORDO COM O SETOR DO ARROZ!

Fechado o acordo 2010/2011 para os trabalhadores do setor do arroz, data base de junho, entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Rosário do Sul e Cooperativa local.
Na avaliação de Dédimo Santiago, Presidente da entidade, foi um bom acordo, pois teve aumento real para os trabalhadores, com o avanço em cláusulas importantes.
O reajuste do piso foi de 8%, ficando o piso em R$ 615,00; para os trabalhadores que ganham acima do piso o reajuste foi de 7%, tendo o quinqüênio sido reajustado para 6%.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

TRABALHADORES DA ALIMENTAÇÃO DE CAMAQUÃ DEFINEM ESTADO DE GREVE!

Em assembléia realizada dia 23 de julho do corrente ano, os trabalhadores da alimentação de Camaquã e Região votaram pela tirada do estado de greve, em virtude da dificuldade nas negociações da alimentação em geral.
Segundo os integrantes do Sindicato dos Trabalhadores de Camaquã, as empresas ainda não apresentaram proposta para fechamento do acordo coletivo de 2010.
-Além de não apresentarem propostas, temos empresas que estão tomando atitudes arbritárias contra os trabalhadores, retirando o ticket alimentação, não pagando o adicional noturno, que eles tem direito, mudando o horário de trabalho de forma unilateral. Dessa forma, as empresas estão forçando que os trabalhadores tomem uma atitude, e o Sindicato estará ao lado da categoria para exigir um tratamento digno e respeitoso.
Queremos o diálogo, mas não aceitaremos que os direitos dos trabalhadores sejam retirados. afirmou Jones Gudaites, presidente da entidade!
A assembléia contou ainda com a presença do companheiro Darci Rocha, um dos coordenadores da sala de apoio da CNTA para os sindicatos de trabalhadores da alimentação da região sul.
Segundo Darci, a CNTA e o grupo de sindicatos da alimentação que estão desenvolvendo este trabalho de apoio, estarão atentos aos acontecimentos em Camaquã, junto com os trabalhadores reivindicando um tratamento adequado por parte das empresas.

terça-feira, 27 de julho de 2010

STIA DOM PEDRITO FECHA ACORDO 2010/2011 NA ALIMENTAÇÃO

Fechado o acordo da alimentação em geral, data base de junho, entre o Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Dom Pedrito e a patronal, para o ano 2010/2011.
Segundo o Presidente do Sindicato, Ever da Rosa, o acordo foi positivo para os trabalhadores, dentro da conjuntura atual.
Veja os números:

 data base: junho

inpc acumulado: 5.31%

1)      o reajuste sobre o piso normativo foi de 8.42% - ganho real 3.11%

2)      já para quem recebe acima do piso normativo reajuste de 7.50% - ganho real 2.19%

3)      horas extras para as duas primeiras um adicional de 50% para as demais um adicional de 100%

4)      quebra de caixa 10%

5)      quinquenio 3.5%

6)      auxilio escolar 45% do piso normativo

7)      adicional noturno 30%

8)      adicional faca 15% do piso normativo

9)      auxilio creche 10% do piso normativo

10)   aviso prévio de trinta dias, conforme disposiçao legal e mais três dias por ano ou fraçao igual ou superior a seis meses completados, a contar do terceiro ano, não podendo ultrapassar o limite maximo de trinta dias.

11)  auxilio funeral o equivalente a seis pisos normativos. (acidente de trabalho).

quarta-feira, 21 de julho de 2010

CNTA INAUGURA SALA DE APOIO NO RIO GRANDE DO SUL

Será neste dia 22 de julho, às 19 horas, tendo por local a Rua Ernesto Alves, 336 em Porto Alegre, a inauguração da sala de apoio aos Sindicatos da Alimentação da Região Sul, da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins, CNTA.
A solenidade contará com a presença da Direção Nacional da CNTA, de várias entidades e autoridades, entre elas o Senador Paulo Paim, que na oportunidade estará recebendo das mãos do Presidente da entidade, Arthur Bueno de Camargo um projeto de saúde para os trabalhadores do ramo de frigoríficos.

terça-feira, 20 de julho de 2010

UM RAIO X DAS INDÚSTRIAS DA ALIMENTAÇÃO!

Parece que o ano de 2010 tem revelado uma dificuldade impensada na negociação coletiva da alimentação geral, haja vista que o ano tem sido apontado por todos os economistas como um ano de crescimento.
Lamentavelmente, os negociadores patronais têm alegado dificuldades das empresas em geral, e apresentam propostas com índices muito aquém da expectativa dos trabalhadores.
Para tentarmos entender que “dificuldades” são essas, fizemos uma pesquisa entre as principais publicações econômicas do país em busca da resposta, sempre levando em consideração a visão geral do setor da alimentação no Brasil e no Rio Grande do Sul, uma vez que a mesa de negociação, na data base de maio e junho, é geral, e não negociado caso a caso.
Começamos nossa pesquisa pela visão patronal e vimos que em matéria publicada no site da ABIA – Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação, no seu anuário 2009, Intitulada “UM SETOR MAIS FORTE QUE A CRISE” além de demonstrar todo o potencial da indústria da alimentação brasileira, a matéria sita que o setor fechou o ano com mais de 30 bilhões de dólares de superávit em sua balança comercial, e ressalta “um recorde histórico”. A matéria fala também que a crise afetou as exportações, mas como o mercado interno não apresentou variações significativas, compensou a queda das vendas externas.
A visão patronal se mostrou bastante contente com o presente e otimista com o futuro da indústria da alimentação brasileira, projetando um grande ganho para as empresas.
Fomos então atrás da visão governamental sobre o ramo. Nosso primeiro dado foi no site do Ministério da Indústria e comércio, na parte de dados das principais empresas exportadoras em 2009. lá o ramo da alimentação demonstra toda a sua pujança, uma vez que entre as 50 maiores empresas exportadoras do estado, as indústrias da alimentação são uma parcela expressiva, com Bunge, Bianchini, BRF, Doux Frangosul, etc.
A FGV Fundação Getulio Vargas divulgou no estadão, no dia 18 de janeiro de 2010, que a expectativa para esse ano, na indústria da alimentação é de um aumento de 10,6 maior que 2009, e que, apesar da crise, o setor teve um desempenho positivo, em relação a 2008.
Fica claro, então, que o problema não é econômico, já que mesmo em 2009 o setor apresentou crescimento, que se levarmos em conta todas as medidas preventivas da crise adotadas pelas empresas, ele é bem maior do que os dados estatísticos estão divulgando.
Então por que a patronal resiste a dar um aumento adequado a conjuntura de crescimento? Ganância apenas?
Pode ser! Mas o fato é que a classe patronal da uma demonstração de total despreparo para lidar com o material humano além de incompetência administrativa e isso, pode custar bem mais caro, já que, se as empresas não aprenderem a partilhar em momentos favoráveis, não podem esperar solidariedade em momentos difíceis.
E, cá pra nós, a tática de usar pequenas empresas como desculpa para que as grandes não concedam aumentos satisfatórios já deveria estar abolida, até porque as pequenas empresas são as únicas que cumprem acordos e convenções sem reclamações.
Nas negociações, em qualquer ramo, é sempre a mesma coisa, quanto maior a empresa, maior é o choro!
ilustrações do google imagens!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

MANIFESTAÇÃO NA COSULATI EM PELOTAS MARCA A CAMPANHA SALARIAL 2010!

Insatisfeitos com a demora patronal em avançar nas negociações, o Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Pelotas e Região fez uma manifestação de protesto na empresa Cosulati.
Segundo as lideranças sindicais, após 3 rodadas de negociação as propostas não avançaram, porque existem empresas trancando a negociação, entre elas a Cosulati.
Para Darci Rocha, Diretor do S.T.I.A. Pelotas e um dos coordenadores do Departamento da CNTA para a região sul, esse foi só um aviso para as empresas, que poderá se suceder em outras cidades do estado, como Alegrete, São Gabriel, Estrela, Santo Angelo, Passo Fundo, Dom Pedrito e Camaquã.
-Não é inteligente por parte das empresas se comportar desta forma, alegar dificuldades financeiras em um cenário de crescimento econômico é, no mínimo, subestimar a inteligência dos trabalhadores. As empresas podem avançar muito mais nas propostas. Declarou Darci!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

CURTINHAS DO BLOG!

BATE BOCA!
Depois do comunicado das principais Centrais Sindicais do Brasil (CUT, Força, CTB, CGTB, NCST), desmentindo o candidado tucano José Serra, que se dizia autor de vários projetos de Lei, entre eles o da criação do FAT ( Fundo de Amparo do Trabalhador), o dito candidato chamou a CUT de pelega, dizendo que depois que o PT assumiu o Governo a CUT se "apelegou".
Em resposta ao candidato, o presidente da CUT, Arthur Henrique, chamou Serra de desequilibrado e desejou que ele possa administrar apenas o próprio seguro desemprego!!!!

O POVO COMEÇA A ENXERGAR!
Em recente pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM-PR), quase 60% dos brasileiros acreditam que as notícias veiculadas pela grande mídia são tendenciosas ou inverídicas. Aleluia!!!!!
fonte: Carta Maior

RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO PELA INTERNET
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está lançando, em caráter experimental, um sistema para que as empresas possam fazer rescisão do contrato de trabalho pela internet, com o nome de Homolognet, no  Distrito Federal e em quatro Estados: Tocantins, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba .
Segundo o Ministro Carlos Lupi esse sistema agilizará o seguro desemprego!
Sei não, sem internet a patronal já é ligeira quando se trata de demitir, será que isso será uma boa pros trabalhadores????
fonte/; folha on line

FALANDO NO MTE!!!
O Ministro lupi anunciou também que o Brasil bateu novo recorde de geração de empregos no primeiro semestre de 2010, para o período, com 1,5 milhões de novos empregos!
Ainda segundo o Ministro, o Brasil deve fechar o ano com 2,5 milhões de novos empregos.
fonte: folha on line

terça-feira, 13 de julho de 2010

PISO REGIONAL

Depois da aprovação do índice de 6,9%, veja como ficaram as faixas salarias:
FAIXA 1
- Passou de R$ 511,29 para R$ 546,57 : Trabalhadores da agricultura e pecuária, indústrias extrativas, empresas de pesca, empregados domésticos, turismo e hospitalidade, indústria da construção civil, instrumentos musicais e brinquedos, estabelecimentos hípicos e motociclistas no transporte de documentos e pequenos volumes (motoboys).
FAIXA 2
- Passou de R$ 523,07 para R$ 559,16: Empregados das indústrias de vestuário e do calçado, fiação e tecelagem, artefatos de couro, papel, papelão e cortiça, empresas distribuidoras e vendedoras de jornais e revistas e empregados de bancas, vendedores ambulantes de jornais e revistas, empregados da administração das empresas proprietárias de jornais e revistas, empregados em estabelecimentos de serviço de saúde.
FAIXA 3
- Passou de R$ 534,85 para R$ 571,75: Empregados das indústrias do mobiliário, químicas, farmacêuticas e cinematográficas, alimentação, empregados do comércio em geral e empregados de agentes autônomos do comércio.
FAIXA 4
- Passou de R$ 556,06 para R$ 594,42: Trabalhadores das indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico, gráficas, vidros, cristais, espelhos, cerâmica de louças e porcelanas, artefatos de borracha, empresas de seguros privados e capitalização, agentes autônomos de seguros privados e de créditos, edifícios e condomínios residenciais, comerciais e similares, indústria de joalheria e lapidação de pedras preciosas e para auxiliares em administração escolar, empregados de entidades culturais, recreativas, de assistência social e de orientação e formação profissional, marinheiros, cozinheiros e taifeiros fluviais, empregados em escritórios de agências de navegação, em terminais de contêineres e mestres e encarregados em estaleiros.
Fonte: Zero Hora - 24/06/2010

NOVA DIRETORIA DO SINDICATO DE CAMAQUÃ E REGIÃO TOMA POSSE!











Com a presença de várias entidades sindicais, entre elas os sindicatos da alimentação de Alegrete, Estrela, Bagé, Pelotas e Porto Alegre, além de diversas entidades locais e de muitas autoridades, tomou posse neste dia 10 de julho, no salão da Igreja Imaculada, a nova Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores de Camaquã e Região, tendo como novo Presidente o companheiro Jones Gudaites Pacheco.
A Cerimônia presidida por Darci Rocha, um dos coordenadores do Departamento da CNTA SUL, contou com a presença do Presidente da CNTA Arthur Bueno de Camargo, que parabenizou a todos os diretores empossados e ressaltou a responsabilidade de uma entidade sindical com a classe trabalhadora e com toda a sociedade.
-Hoje não basta só a luta na fábrica, uma entidade tem o dever de lutar em todos os fóruns da sociedade, para defender o interesse da classe trabalhadora. declarou Arthur!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

ASSEMBLÉIA EM GUARANI DAS MISSÕES DEFINE PROPOSTA DOS TRABALHADORES DA GIOVELLI








Realizada no dia 08 do corrente mês, em Guarani das Missões, com a presença do S.T.I.A Santo Angelo e do Dpto da CNTA para a região Sul, a assembléia de mobilização dos trabalhadores da empresa Giovelli referendou a proposta do Sindicato para a negociação de 4% de aumento real.
Os trabalhadores consideraram descaso da empresa o fato da Giovelli não ter realizado nenhuma reunião de negociação com a entidade sindical e cobraram uma ação mais firme.
Durante a assembléia, Luiz Mousquer manifestou a posição do sindicato de respeitar a vontade dos trabalhadores e de estar ao lado deles caso seja preciso tomar medidas mais enérgicas para que a empresa inicie as negociações.
-Notificaremos a empresa da proposta dos trabalhadores e daremos um prazo de uma semana para a abertura das negociações, caso não haja manifestação da empresa neste prazo, chamaremos uma nova assembléia e veremos que medidas serão adotadas, o que não pode é a empresa se recusar a negociar pois isso é um desrespeito com os trabalhadores, declarou Mosquer.
Na oportunidade, Luiz Araújo, representando a CNTA Sul, falou a respeito da conjuntura nacional e estadual, das negociações no ramo da alimentação, e explicou para os trabalhadores o papel da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins e quais os objetivos para a criação deste departamento para a região Sul.
Estamos muito satisfeitos, enquanto Departamento da CNTA de estarmos junto aos trabalhadores da alimentação do estado, fazendo um trabalho de assessoria e de aproximação dos trabalhadores gaúchos com os trabalhadores do restante do Brasil, esse é o nosso objetivo e quando temos oportunidade de estarmos diretamente em contato com os trabalhadores e seus problemas, temos certeza que estamos do lado certo - declarou Luiz Araújo, um dos coordenadores da CNTA Sul.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

S.T.I.A ESTRELA FECHA NEGOCIAÇÃO COM A LANGUIRU







PROPOSTA NEGOCIADA COM A COOPERATIVA LANGUIRU LTDA E APROVADA PELOS TRABALHADORES


PISO R$ 651,20;

REAJUSTE 7.31%;

AUXÍLIO ESCOLAR R$ 440,00 + R$ 110,00 PARA O 2º DEPENDENTE = 9,45%,
CHEGANDO AO MÁXIMO R$ 1.100,00.
CRIANÇAS QUE COMPLETAREM 05 ANOS ATÉ 28/02/2011,
TERÁ DIREITO AO AUXÍLIO ESCOLAR DESDE QUE ESTEJA
MATRICULADO EM ESCOLA REGULAR, E NÃO ESTAR
MATRICULADO EM CRECHE;
OBSERVAÇÃO: OS ATESTADOS DE FREQUENCIA,
DEVERÃO SER ENTREGUES ATÉ O DIA 10/12/2010. E AS
MATRÍCULAS PARA O ANO SEGUINTE ATÉ 10/02/2011.

QUINQUENIO 4%, ATÉ UM SALÁRIO DE R$ 1.530,00;

FALTA REMUNERADA A EMPRESA ABONARÁ EM ATÉ 12 HORAS
ANUAIS AS FALTAS JUSTIFICADAS ATRAVÉS DE
ATESTADO, ‘PAI OU MÃE’, QUANDO ESTES
LEVAREM O(s) FILHO(s) ATÉ 14 ANOS AO MÉDICO.
DE 01/07 ATÉ 31/12/2010 IGUAL A 06 HORAS;

TÉCNICO EM ENFERMAGEM A PARTIR DE 01/01/2011, A EMPRESA TERÁ QUE
CONTRATAR UM TÉCNICO EM ENFERMAGEM
INDEPENDENTE DA CONCLUSÃO OU NÃO DO
AMBULATÓRIO;

PPR NÃO SERÁ MAIS CONSIDERADA A 1ª SUSPENÇÃO
(GANCHO) PARA EFEITO DE PPR, SOMENTE NA
REINCIDÊNCIA PERDERÁ O MESMO.

MANUTENÇÃO DAS DEMAIS CLAUSÚLAS

SINDICATO DE SANTO ANGELO CONVOCA ASSEMBLEIA DE MOBILIZAÇÃO PRO SETOR DO ÓLEO EM GUARANI DAS MISSÕES!


terça-feira, 6 de julho de 2010

S.T.I.A ALEGRETE COM DIVERSAS ATIVIDADES!











segunda-feira, 5 de julho de 2010


mateada sindicato e radio sentinela .


Domingo aconteceu mais uma mateada entre o Sindicato da Alimentação e a radio Sentinela fm para campanha do agasalho 2010 e foi um sucesso parabéns a todos os participantes da comunidade que compareceram e levaram um agasalho para ser distribuido entre as pessoas carentes de nossa cidade .
valeu a presença dos diretores do Sindicato que compareceram a esta atividade.

PAULO PAIM VISITA ALEGRETE
O sindicato e varios diretores tambem compareceram na atividade que aconteceu no CTG Aconchego dos Caranchos no sabado dia 03 com o Senador Paulo Paim que falou sobre, Fator Previdenciario, Aumento no Salário dos Aposentados e tambem sobre as 40 horas semanal para os trabalhadores e confirmou que em 2011 esta luta chega ao seu fim com a definição e aprovação das 40 horas estamos torcendo muito para mais esta conquista .

quinta-feira, 1 de julho de 2010

S.T.I.A. BAGÉ FECHA ACORDO COM MARFRIG/PAMPEANO

Nos últimos dias foram acertados os detalhes finais do Acordo Coletivo de Trabalho entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Bagé e a direção do Frigorífico Pampeano/Marfrig. Os funcionários do estabelecimento irão receber 7% de reposição salarial (reposição da inflação mais aumento real de 1,69%), salário normativo de R$ 570,00 (mais uma cesta de alimentos no valor aproximado de R$ 80,00) e a manutenção das demais cláusulas econômicas. Com isso o salário normativo apresentou um reajuste de R$ 11,77% significando um aumento real na faixa de 6,86%.
De acordo com o presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral, avalia que dentro das circunstâncias o Acordo Coletivo é considerado bom, semelhante aos demais realizados em outras regiões do estado. “O salário normativo de R$ 650 ainda é baixo, mas é um avanço em relação aos últimos anos”, frisa Cabral.
Já o Acordo Coletivo com o setor de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos ainda não está concretizado, apesar de alguns avanços. O ponto de discordância é quanto ao salário normativo da categoria – o STIA quer o valor de R$ 598,40 e o sindicato patronal oferece R$ 592,00. “Estamos otimistas quanto a um desfecho positivo, embora sabendo que ainda é um piso baixo, mas acreditamos que as empresas irão atender ao apelo dos trabalhadores até porque o salário vai vigorar agora e permanecerá o mesmo até maio do ano que vem”, pondera o presidente.
Por: Emanuel Müller - Assessoria de imprensa STIA Bagé.